Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/04/2019-17h34

Professores e alunos da Udesc Laguna fazem atividades em alto-mar com navio do MEC

Alunos e docentes de Engenharia de  Pesca e Ciências Biológicas viajaram durante cinco dias - Foto: Divulg.
Entre 22 e 26 de abril, 13 acadêmicos e dois professores dos cursos de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, embarcaram no Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I (LEF I), navio do Ministério da Educação (MEC) destinado à pesquisa marinha na costa brasileira.

Supervisionado pelos professores Eduardo Guilherme Gentil de Farias e David Valença Dantas, o grupo da Udesc Laguna embarcou em Navegantes, com o propósito de padronizar as práticas a bordo dos estudantes.

Com trajetos em mar aberto até Laguna, em cinco dias de embarque houve diferentes atividades, como: meteorologia; coleta e identificação de organismos bentônicos; avistamento de aves e mamíferos marinhos; pesca; navegação; amostragem de sedimentos do fundo do mar; coleta de organismos planctônicos; identificação e biometria de peixes; e análise física e química da água do mar.

Nas semanas que antecederam o embarque, os acadêmicos contemplados participaram de encontros específicos, que detalharam os objetivos da expedição em alto-mar e prepararam os alunos para a vivência num ambiente confinado.

"Este foi o primeiro embarque com os alunos da Udesc no navio Ciências do Mar I. Daqui por diante, pretendemos realizar uma expedição por semestre. Com certeza, este grande projeto possibilitará formação prática de excelência para os alunos de Engenharia de Pesca e Biologia Marinha da instituição", ressalta o professor Farias, que é o representante da universidade junto ao comitê gestor regional do LEF I.

Laboratório flutuante

O LEF I é liderado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e começou a ser construído em 2014 como parte de uma iniciativa pioneira do MEC, que visa proporcionar atividades práticas de ensino em alto-mar para cursos de graduação em Engenharia de Pesca, Biologia Marinha e Oceanografia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O navio foi inaugurado em 30 de outubro de 2017, no Cais Histórico do Porto do Rio Grande. Tem 32 metros de comprimento e capacidade para 28 passageiros.

O LEF I conta com laboratórios, sala de aula, cozinha e estrutura adequada para acomodar professores, alunos e demais tripulantes, além de modernos equipamentos de navegação eletrônica, hidroacústica e meteorologia. Também apresenta amostradores destinados à coleta de água e plâncton em profundidades diversas e dragas para a coleta de sedimentos do fundo do mar.

A embarcação está preparada para efetuar diversas pescarias com redes e anzóis e tem cinco guinchos e um guindaste instalados, que dão suporte às operações científicas.

Demais embarcações 

No segundo semestre de 2018, foi entregue o LEF II, baseado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), para a Região Norte. Os outros dois, Ciências do Mar III, na Universidade Federal Fluminense (UFF) e voltado aos universitários do Sudeste, e o Ciências do Mar IV, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para atender estudos no Nordeste, estão em fase de construção.

A construção dos quatro navios teve um investimento em torno de R$ 45 milhões.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

*  Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo da Secom Udesc, acadêmica Maya Soares, sob supervisão e edição do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h