Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/05/2020-13h42

Programa da Udesc Cefid cria rede de suporte a idosos durante isolamento social

Geti orienta atividades a distância - Fotos: Divulgação
Desde o início das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, professores, técnicos e estudantes do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, estão mobilizados em manter uma rede de proteção para idosos que participam das atividades do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti).

Programa de extensão mais antigo da Udesc, criado há mais de 30 anos, o Geti desenvolve 20 ações distintas, entre projetos, eventos e cursos.

Ocorrem, por exemplo, atividades físicas, reabilitativas e de esporte; atividades formativas, educativas, artísticas e culturais; desenvolvimento de pesquisas e de novas tecnologias; e representação e participação em comissões e reuniões de entidades externas.

As práticas de atividades incluem aulas de canto, dança, musculação, hidroginástica, natação, caminhadas e pilates, entre outras.

Com o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, os mais de 200 idosos beneficiados por essas ações ficaram impossibilitados de participar presencialmente das atividades.

Planejamento

Para enfrentar a crise, a equipe do Geti realizou uma reunião com todos os bolsistas de extensão e voluntários, antes da suspensão das aulas, para compartilhar informações e orientações sobre a Covid-19.

O encontro teve participação da infectologista Silvia Cristina de Carvalho Flores, do Serviço de Atendimento Médico (SAM), da Udesc Cefid, para esclarecer dúvidas e contribuir nas orientações.

Na reunião, foi solicitado aos bolsistas que mantivessem contato com os idosos participantes dos seus projetos, mediando o envio de informações e a realização de atividades a distância.

Foi criado um grupo no WhatsApp com os integrantes da equipe do Geti, para centralizar informações e materiais a serem distribuídos aos idosos, sobre pandemia e atividades, como orientações para aulas de dança e de ginástica, cuidados posturais, telefones e sites de ajuda, além da oferta de transporte para vacinação.

Também foram criados grupos no WhatsApp por projeto, pelos quais as informações e atividades são repassadas aos idosos pelos acadêmicos bolsistas.

Depoimentos dos estudantes

Bolsistas do projeto de pilates, as estudantes Beatriz Silvério e Giovanna Antunes Ribeiro destacam a importância da reunião que precedeu a quarentena. "Pudemos nos informar sobre a situação e assim, orientar os idosos que participam das nossas aulas. Entramos em contato com eles pelo WhatsApp e, com aqueles que não usam o aplicativo, por ligação telefônica", afirmam as acadêmicas.

Beatriz também atua no projeto de caminhada. Ela e a colega Laiana Bispo da Silva relatam que "sempre conversam com seus alunos". "O isolamento social é uma situação imprevisível para todos nós, mas conseguimos manter contato com os idosos para saber como estão suas rotinas. Estamos sempre disponibilizando vídeos de conscientização e exercícios físicos seguros para serem realizados em casa", destacam.  

Os estudantes Raul Oziel Leal e Ingrid Lovizon Ribeiro integram o projeto de musculação e dizem que o trabalho inclui o envio de mensagem motivacionais pelo grupo do aplicativo. "Perguntamos como eles estão, se precisam de alguma ajuda e enviamos vídeos com exercícios para serem realizados em casa, como alongamentos."

Auxílio

Durante o trabalho, o Geti verificou que 35 idosos viviam sozinhos. Para dar suporte a eles, os bolsistas de extensão, sob a orientação da coordenadora do programa, Giovana Zarpellon Mazo, fizeram um levantamento das suas necessidades, buscando verificar se tinham suporte de familiares durante o isolamento social ou se precisavam de auxílio.

"Conforme foram surgindo, todas as demandas foram sendo sanadas. A notícia positiva é que maioria dos idosos que vivem sozinhos recebe apoio de seus familiares", afirma Giovana.

A professora destaca a integração que ocorre entre estudantes de graduação e de pós-graduação no trabalho. "O envolvimento direto de graduandos (bolsistas de extensão, de trabalho e voluntários), e de pós-graduandos em Ciências do Movimento Humano junto aos idosos do Geti proporciona uma formação profissional mais qualificada, pois possibilita que os acadêmicos redimensionem suas ações e intervenções diante de situações adversas, como é o caso do isolamento social provocado pela pandemia", ressalta.

Retorno positivo

Segundo a estudante Carla Stahelim Cordeiro, que atua como bolsista de extensão, o retorno dos participantes sobre as atividades a distância são bem positivos. "Muitos agradecem pela preocupação, dizem que estão com saudades de nós e, o mais importante, que estão cuidando da saúde para que logo possamos estar juntos, quando tudo acabar."

Bolsista dos projetos de ginástica e dança desde o ano passado, Yasmine Lisboa atua em dois grupos de Whatsapp, nos quais envia vídeos com aulas de ginástica, dança, ioga, alongamentos e meditação, além de desafios e jogos de estímulo cognitivo. Ela destaca a interatividade que a ferramenta proporciona: "Alguns alunos me enviam mensagens para conversar, contam novidades e pedem mais exercícios e brincadeiras".  

Entre os que participam das atividades a distância estão Patrício Octacilio Medeiros, de 95 anos, que é aluno do projeto de musculação, e Rita de Fátima Silva, do projeto de Pilates (veja o vídeo). Leia abaixo alguns depoimentos de outros participantes.





Depoimentos de idosos sobre suporte do Geti

"Tenho aproveitado todos os vídeos que recebo. Procuro fazer os exercícios que a Laiana (bolsista) postou, com a Bruna Campanema (mestranda) demonstrando como podemos continuar nos exercitando em casa. Para mim, tem dado resultado. Amei também as dicas de postura que a Beatriz (bolsista) nos passou, trabalho desenvolvido pelo Pedro Franco (doutorando). Nesse vídeo, percebi como somos desatentos com a postura diariamente. São informações valiosas, pois tenho refluxo e não sabia que deitar do lado esquerdo evita o problema. Material ótimo, estou tentando seguir suas orientações. As dicas de relaxamento preparadas pela professora Ana Cláudia também são ótimas. Há muitas atividades para nos exercitarmos em casa. Obrigada à professora Giovana pela mensagem de Páscoa tão carinhosa. Parabéns ao Geti, que, de forma virtual, tem sido um apoio para nós em dias de quarentena". Noemia da Silva, aluna do projeto da caminhada

"Sempre agradeço a Deus por ter conhecido o Geti. São pessoas tão profissionais, a coordenação, os professores e bolsistas sempre pensando e proporcionando o melhor para nós em qualquer modalidade oferecida. Agora, devido à quarentena, estão nos enviando vídeos com exercício excelentes para praticar, a fim de manter a nossa saúde em dia e não perder o foco dos nossos objetivos: o bem comum, a saúde dos nossos semelhantes e o entusiasmo, pois vamos sair desta situação mais fortes do que antes. Obrigada a todos pelos trabalhos realizados neste período e sempre." Marilene Farturi, aluna do projeto da caminhada  

"No ano passado, fiz caminhada e adorei as monitoras e o grupo. Comecei este ano a hidroginástica e estou muito feliz porque é a recomendação do meu médico, devido à séria restrição de movimentos na coluna. As mensagens e os vídeos têm suavizado um pouco a monotonia desses dias de isolamento. O Geti presta um serviço inestimável para os idosos. Na véspera da Páscoa, recebi um telefonema de alguém do Geti se colocando à disposição, caso precisasse de algo. Embora eu não tivesse nenhuma necessidade, fiquei muito feliz em saber que tinha mais alguém para contar além da minha família. Estou ansiosa para que essa crise passe e possamos começar nossas aulas."  Lenita Maria da Fontoura, aluna do projeto de hidroginástica

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Geti orienta atividades e presta auxílio a distância
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h