Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2019-14h09

Programa de educação em saúde para cardiopatas conclui turma com homenagem

Pacientes efetuaram doação ao núcleo - Fotos: Divulg.
Foram concluídas na última segunda-feira, 18, as atividades de mais uma turma do programa Cardiac College Brasil, oferecido aos pacientes do Núcleo de Cardioncologia e Medicina do Exercício (NCME), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Ao finalizar as 12 sessões educativas do programa, os participantes receberam certificados para marcar, de forma simbólica, a conclusão do curso. Ao todo, 95 pacientes já finalizaram o programa desde seu início, no ano passado. Uma nova turma, com 11 integrantes, concluirá atividades em 4 de dezembro.

O encerramento desta semana contou com uma surpresa, protagonizada por dez pacientes que se conheceram durante a reabilitação cardiovascular e formaram uma grande amizade, criando o grupo “Corações Valentes".

Juntos, eles se organizaram para doar ao NCME dois monitores de pressão arterial, toalhas para a prática de exercícios e um quadro com uma homenagem para toda a equipe envolvida no trabalho desenvolvido no núcleo.

Segundo os "Corações Valentes", a homenagem foi "uma forma de agradecimento pelo atendimento prestado e pela melhora na saúde e na qualidade de vida que todos tiveram".

Iniciativa inovadora

Desenvolvido em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o Toronto Rehab Foundation, ligado à organização canadense University Health Network (UHN), o Cardiac College Brasil combina um programa de reabilitação cardíaca, baseado em exercícios físicos, com ações educativas em saúde.

A proposta é baseada em estudos que demonstram que pacientes cardiopatas, conhecedores da sua condição, tendem a ter melhor aderência e sucesso no tratamento, além de uma qualidade de vida superior.

O programa foi idealizado pelos doutores Paul Oh e Gabriela Ghisi da UHN, e a versão brasileira iniciou em dezembro de 2018, coordenada pelo professores Magnus Benetti, da Udesc Cefid, e Rafaella Zulianello dos Santos, da Unisul.

Segundo os pesquisadores do NCME, com base nas avaliações realizadas, tem sido possível verificar melhoras no nível de conhecimento e no condicionamento físico dos participantes do programa.

Mais informações

Criado em 1991, o NCME desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco na avaliação, na prevenção e na reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, visando a educação voltada à promoção de hábitos saudáveis de vida.

Mais informações podem ser obtidas no site, pelo e-mail ncme.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8643 e 3664-8644.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pacientes fizeram doação ao núcleo em agradecimento
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h