Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/01/2019-14h39

Programa ligado a escritório de intercâmbio da Udesc apoia inscrição em pós-graduação nos EUA

Iniciativa é voltada especialmente a candidatos de baixa renda, negros e indígenas - Imagem: Divulg.
Até 10 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para um programa que apoiará a participação de até 20 brasileiros em cursos de mestrado ou doutorados em universidades norte-americanas. Acesse o edital no site do programa.

Voltado especialmente a candidatos de baixa renda, negros e indígenas, o Ponte de Talentos é uma iniciativa da Fundação Lemann e da EducationUSA Brasil, que conta com um escritório na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Para participar, é preciso ter concluído uma graduação, trabalhar ou ter interesse em impacto social, além de estudar temas relacionados à educação, saúde, gestão e políticas públicas.

A iniciativa busca promover maior equidade racial e econômica em programas de pós-graduação dos Estados Unidos e, segundo o edital, os candidatos devem demonstrar claro comprometimento em trabalhar em áreas de crucial importância para o desenvolvimento do Brasil.

Processo de seleção

A primeira etapa da seleção consiste no preenchimento de um formulário online e no envio de documentos. Na segunda fase, os aprovados serão entrevistados pela equipe do programa. O resultado final será divulgado aos participantes por e-mail, ainda em fevereiro.

Os selecionados receberão apoio para se inscrever em até oito universidades de pós-graduação norte-americanas. O apoio inclui acompanhamento de um orientador educacional no processo de candidatura, materiais de estudo para testes, cobertura de todas as taxas de envio de documentos, do teste de proficiência da língua inglesa (Toefl) e dez meses de curso de inglês, entre outros benefícios.

A entrada na Ponte de Talentos não garante a aprovação nas universidades e nem em programas de bolsas, cuja concessão cabe exclusivamente às universidades. No entanto, as pessoas aprovadas pelas universidades parceiras da Fundação Lemann poderão aplicar para o Programa Lemann Fellowship, que inclui bolsa de estudos e participação em uma rede de lideranças.

Education USA

Com mais de 425 escritórios em 180 países, o EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudo de ensino superior nos EUA, sendo um órgão do governo vinculado ao Departamento de Estado Americano.

O órgão representa mais de 4,7 mil instituições de ensino superior norte-americanas e visa beneficiar alunos, servidores e demais interessados em estudar nos EUA.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no escritório da Education USA Udesc,  pelo e-mail pgdacosta@educationusa.org e pelo telefone (48) 3664-8083, das 13h às 19h.

Primeiro escritório da rede em uma cidade catarinense, inaugurado em novembro do ano passado, a unidade fica na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, junto à Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativa é voltada especialmente a candidatos de baixa renda, negros e indígenas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h