Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/04/2022-12h08

Projeto Acolhe abre inscrição na Udesc para os estudantes compartilharem experiências

Novo projeto da universidade estadual promoverá encontros virtuais em grupo até maio - Arte: Divulg.
Até a próxima segunda-feira, 11, estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever na primeira edição do Projeto Acolhe, realizado pela Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE). Acesse o edital do projeto e o formulário de inscrição

A iniciativa prevê seis encontros semanais remotos entre 18 de abril e 27 de maio, em grupos fechados, com o objetivo de "acolher os alunos a partir da multiplicação de conhecimentos e do compartilhamento de experiências, tendo a percepção do ser social em sua totalidade, envolvendo aprendizagens, emoções e vivências, tornando-se um espaço de atenção psicossocial".

O projeto é coordenado pela assistente social Ana Laura Pacheco Alves, que atua no Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu), vinculado à SAE.

Equipe multidisciplinar

As sessões serão realizadas pela plataforma Teams, com cerca de duas horas de duração, e serão mediadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais e acadêmicos de Serviço Social e Psicologia.

Segundo Ana, o projeto surgiu "a partir de uma necessidade de coletivizar, dentro da perspectiva educativa, a demanda dos acadêmicos contemplados pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe) da universidade".

Inscrições

São ofertadas cem vagas, e podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em qualquer curso da Udesc. Será dada prioridade aos acadêmicos contemplados pelos auxílios do Prafe.  

 As inscrições devem ser efetuadas pelo formulário online até as 12h de segunda-feira. No formulário, o acadêmico deverá indicar dia da semana e período (vespertino e noturno) para participar.

Conforme o edital, os inscritos serão divididos em grupos, por ordem de inscrição. Caso o número de interessados seja maior do que o de vagas, será formada lista de espera.

O resultado será divulgado em 14 de abril. Os estudantes selecionados receberão a confirmação e informações sobre as atividades por e-mail.  

Histórias que se cruzam

O tema da edição inaugural do projeto Acolhe, "Histórias que se cruzam", reforça "a intenção de experimentar o compartilhamento das vivências e experiências sociais e acadêmicas".

"O objetivo é construir coletivamente um espaço de compartilhamento de experiências e questões que atravessam a realidade acadêmica, a fim de trazer contribuição para os discentes e para a universidade, garantindo o acesso à informação e promovendo, assim, maior inclusão, interação, saúde e bem estar dentro das vivências acadêmicas", afirma a técnica universitária Ana.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram e pelo e-mail acolhe.sae@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo projeto promoverá encontros virtuais em grupo até maio
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h