Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/07/2018-17h50

Projeto apoiado pela Udesc Oeste associa turismo e saúde em Cunha Porã

Evento contou com palestras e oficinas - Foto: Divulg.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Prefeitura de Cunha Porã e outras organizações realizaram o 1º Simpósio Estadual de Práticas Integrativas e Complementares entre 13 e 15 de julho, no município de Cunha Porã, no Oeste Catarinense, a 90 km de Chapecó.  

Além da Udesc Oeste e a prefeitura, participaram da iniciativa a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Polícia Militar de Santa Catarina e a Cooperativa Regional Auriverde.

O apoio da universidade foi por meio do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, coordenado pela professora Kiciosan Galli e vinculado ao curso de Enfermagem. 

O simpósio buscou fomentar, por meio do projeto Morada do Verde Turismo Holístico, as atividades nas áreas do turismo de saúde e do turismo pedagógico. As atividades, as rotas e os eventos desse projeto serão focados em orientar o cuidado com a saúde das pessoas e proporcionar o acesso à terapias complementares holísticas.

A diretora de Ensino da Udesc Oeste, Ivete Maroso Krauzer, lembra que as práticas integrativas e complementares (PICs) não tinham respaldo até pouco tempo atrás, mas hoje são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Série de atividades

A programação do 1º Simpósio Estadual de Práticas Integrativas e Complementares contou com ampla programação de palestras e oficinas.

Durante a abertura, foram pré-lançadas rotas turísticas, entre elas o Caminhos Aromas e Chás, que envolverá atividades de fitoterapia em hortos medicinais na zona rural e horto didático de Cunha Porã. Também está previsto um roteiro de ciclo turismo micro regional envolvendo cerca de dez municípios, passando por estradas de interior e cachoeiras. 

Também houve oficinas de assuntos como ioga, fitoterapia no SUS, constelação familiar e cuidado à saúde com plantas medicinais, além de uma mesa-redonda sobre experiência exitosas no uso das PICs, com participação da professora Kiciosan Galli e mediação de Bernadette Kreutz Erdtmann, docente aposentada da Udesc Oeste.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h