Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2019-17h31

Projeto arquitetônico do Novo Cefid será elaborado por escritório da Udesc Laguna

Novo Cefid será construído em área com cerca de 30 mil m², no Bairro Capoeiras - Imagem: Divulgação
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), firmou acordo com o Escritório de Cooperação Técnica, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, para desenvolvimento do projeto arquitetônico do Novo Cefid, que prevê novas instalações para a unidade.

Firmado durante reunião com a Comissão do Novo Cefid e gestores da unidade em 6 de junho, o acordo foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho de Centro do Cefid (Concefid) no último dia 17.

Pelo acordo, o Escritório de Cooperação Técnica acompanhará a fase final da atualização do plano de necessidades da Udesc Cefid, atualmente em andamento, e desenvolverá o projeto arquitetônico do Novo Cefid. O trabalho será coordenado pela diretora de Extensão da Udesc Laguna, Michelle Souza Benedet.

Na Udesc Cefid, a reunião que confirmou a parceria teve participação do diretor-geral, Jóris Pazin, e dos diretores assistentes Suzana Matheus Pereira (Extensão), Gilmar Moraes dos Santos (Pesquisa e Pós-Graduação) e Ismael Hippen Franz (Administração).   

Benefícios

Com o acordo, a universidade ganha em redução de tempo e de custos para elaboração do projeto, além de valorizar o trabalho desenvolvido pela Udesc Laguna.

"É uma forma de trabalho que trará maior proximidade, agilidade e interação entre as partes envolvidas no desenvolvimento do projeto. Além de conseguirmos chegar a um bom resultado mais rapidamente, será possível trabalhar práticas diferenciadas de projeto, como técnicas de sustentabilidade e outras características que busquem a qualidade da obra", afirma a professora Michelle.

Sobre o escritório

Criado em 2010 e vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, o Escritório de Cooperação Técnica visa, como atividade pedagógica e de extensão, a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula, por meio de trabalhos de caráter social e institucional.

Os projetos são elaborados por alunos selecionados para cada demanda, com acompanhamento de professores, em três áreas de atuação: arquitetura social da cidade; patrimônio histórico; e unidades da Udesc.

Entre os projetos feitos pelo escritório, estão intervenções em áreas e prédios do Centro de Artes (Ceart), do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e da Reitoria, além do próprio Ceres e Cefid. 

Sobre o Novo Cefid

Iniciado em 2012, o Projeto Novo Cefid visa a reformulação das instalações da unidade, atualmente sediada no Bairro Coqueiros, visando sua adequação às necessidades atuais do centro de ensino.

O projeto prevê a construção de uma nova sede em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo do Estado em 2017, com a reativação da Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles na mesma área.

Revitalização ampla

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo a ser construído promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A nova estrutura da unidade terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo Cefid será construído em terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, no Bairro Capoeiras
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h