Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/10/2021-16h09

Projeto da Udesc Cefid faz palestra virtual sobre cultura africana nesta quarta

Evento gratuito é aberto ao público - Arte: Div.
Nesta quarta-feira, 27, às 13h30, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o evento online “Conversas sobre Acalantos e Cantigas Africanas: no caminho dos sonhos”. Aberta ao público, a apresentação será transmitida pelo Google Meet. Acesse o formulário de inscrição e o link da transmissão.

A palestra será ministrada pelo pesquisador André Luis Pereira dos Santos, do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (LabArte), da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo as organizadoras, a ação tem como objetivo produzir novos subsídios na implementação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, incluindo, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.

O evento visa "desmistificar os conhecimentos acerca dos povos tradicionais africanos, compreendendo-os como sociedades produtoras de ciências e tecnologias diversas daquelas pensadas pelo pensamento ocidental".

A iniciativa é do projeto de extensão Recreação e Lazer, vinculado ao programa Lazer e Saúde, do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

O evento conclui uma série de seis palestras, iniciada em junho, que integra as comemorações pelos 10 anos de existência do Laplaf, que é coordenado pelas professoras doutoras Alcyane Marinho e Adriana Guimarães. 

Serão disponibilizados certificados aos participantes inscritos na ação.

Sobre o palestrante

André Luis Pereira dos Santos é mestre em Educação e Filósofo pela USP. É músico, arte-educador, especialista em Ética e diretor de escola. É autor de livros e materiais didáticos sobre o tema da palestra, integra o grupo de cultura popular Beija-Fulô e, atualmente, é coordenador do Núcleo de Africanidades do LabArt.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.laplaf@hotmail.com.

Serviço

O QUÊ: “Acalantos e cantigas africanas: no caminho dos sonhos”
QUANDO: Quarta-feira, 27 outubro às 13h30
ONDE: Pelo Meet

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento gratuito é aberto ao público
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h