Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/07/2021-18h34

Projeto Respira da Udesc conclui turma e abrirá inscrições para nova edição

Ação é voltada a estudantes de todos os centros de ensino da universidade estadual - Arte: Divulgação
Alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever entre 12 e 20 de julho para a quarta edição do Projeto Respira. Acesse o edital no site do Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

Estão previstos oito encontros semanais pela plataforma Microsoft Teams, entre 29 de julho e 20 de setembro, com duas horas de duração cada. Haverá quatro opções de horário para participar e os interessados deverão escolher uma no formulário da inscrição.

Serão ofertadas cem vagas, e o resultado da seleção será divulgado em 21 de julho. Como nas edições anteriores, serão priorizados alunos que receberam atendimento e acompanhamento psicopedagógico pelo Saisu e aqueles contemplados pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe).

O Projeto Respira foi idealizado pela psicopedagoga Luciana Borraiz Garcia, que atua no Saisu, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Aprendizagem

A iniciativa tem como objetivo "construir estratégias coletivas que contribuam com a saúde e a motivação, relacionadas às rotinas acadêmicas dos participantes em meio ao isolamento social, através da troca de experiências e de reflexões que possam ser ressignificadas, resultando em um processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz".

As práticas visam exercitar a presença integral nas atividades, buscando o centramento a partir da respiração consciente e a diminuição das sensações e sentimentos de agitação interna e demais pensamentos que interferem no processo de aprendizagem.

Também são abordados contos voltados à reflexão, resultando em uma exposição das impressões individuais que possibilitam a troca de informações e experiências profundas no processo.

Edições anteriores

A primeira edição do Respira ocorreu de forma presencial em julho de 2019, com atividades artísticas como pintura em aquarela, utilizando a técnica molhado sobre molhado, e modelagem em argila.

As duas edições seguintes foram realizadas durante a pandemia de Covid-19, de forma remota. A segunda ocorreu em outubro de 2020 e a terceira, concluída em junho deste ano, teve a participação de quase 60 estudantes, divididos em quatro grupos fechados, com horários distintos.

Parceria

Desde a terceira edição, o projeto conta com a parceria da Faculdade Cesusc, que reforça a equipe com duas estagiárias do curso de Psicologia, e com uma psicóloga que atua como consultora externa.

Segundo Luciana, na quarta edição a iniciativa também contará com duas acadêmicas bolsistas do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), que farão atividades de planejamento e organização, trazendo novidades para as dinâmicas de grupo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projeto.respira@udesc.br e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação é voltada a estudantes de todos os centros de ensino da universidade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h