Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/10/2016-11h52

Projeto Udesc de Portas Abertas divulga ações da universidade em Pinhalzinho a partir de segunda

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o projeto Udesc de Portas Abertas entre segunda, 17, e sexta-feira, 21, em Pinhalzinho. Haverá palestras, oficinas sobre paletas mexicanas e cookies, feira de profissões e visitas guiadas às instalações da universidade.

As inscrições, que terminam nesta sexta-feira, 14, já registraram mais de 600 alunos e 80 empresários para acompanhar as atividades, que começarão às 6h45 de segunda-feira, com café da manhã aos participantes e palestra do professor Cleiton Vaz, coordenador do projeto, sobre gestão inovadora e sucesso empresarial. 

A Udesc Oeste obteve R$ 20 mil do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para organizar o evento, com base em projeto elaborado pelo professor Vaz, que atua no Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química.

A iniciativa em Pinhalzinho integra a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 17 a 23 de outubro, com o tema "Ciência Alimentando o Brasil".

Foco no ensino médio

O professor Vaz diz que o evento será aberto ao público em geral, com foco principal nos alunos de ensino médio dos 13 municípios integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Maravilha, da qual Pinhalzinho faz parte.

De acordo com o docente, algumas cidades disponibilizarão ônibus para transportar os estudantes até Pinhalzinho, e também serão usados os recursos do MCTIC para ajudar no deslocamento desses alunos. "Essa aproximação com as escolas visa divulgar aos alunos a nossa universidade."

Todas as atividades serão desenvolvidas no espaço das usinas, localizado na rodovia para o município de Saudades. Em visitas guiadas, os estudantes conhecerão as instalações da universidade, como os laboratórios de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos e as usinas-piloto de processamento de carne, leite e qualidade de grãos.

Feira e palestras

Outra atração do projeto Udesc de Portas Abertas será a feira de profissões, que terá estandes com informações sobre os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Enfermagem, todos da Udesc Oeste, e os projetos de extensão e de pesquisa da unidade.

"Vamos também mostrar na feira as possibilidades de atuação dos profissionais, como ingressar na Udesc e a existência de bolsas de estudos e auxílios para permanência do estudante. Também serão desenvolvidos desafios nos estandes para os visitantes interagirem com a comunidade acadêmica", informa Vaz.

Também serão ministradas seis palestras por professores de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Vaz fará duas delas, sendo a segunda delas sobre meio ambiente e riscos da produção agrícola e industrial de alimentos para a saúde.

O docente Gilmar de Almeida Gomes falará sobre gestão ambiental e qualidade da água, enquanto as professoras Aniela Pinto Kempka e Darlene Cavalheiro abordarão os mitos e as verdades da indústria de alimentos e os desperdícios e as soluções para a produção alimentícia.

As palestras do professor Neudi Bordignon e da professora Liziane Schittler serão respectivamente sobre uso da água e sustentabilidade e sobre saúde e segurança alimentar, com foco em qualidade de vida e saudabilidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h