Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2016-19h49

Reitor da Udesc participa de audiências em Brasília sobre liberação de verbas federais

Tomasi (primeiro à esq.) e membros da Abruem falaram com presidente da Capes nesta terça - Foto: Divulg.
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, participou de uma reunião com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, nesta terça-feira, 8, em Brasília, para tratar de assuntos sobre pós-graduação e ensino a distância.

O encontro também teve as presenças de outros reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que apresentou um ofício para a Capes com sugestões e pedidos de informação (confira a íntegra nas folhas 1, 2 e 3).

Entre os assuntos expostos pela associação, estão:

  • aprimoramento do sistema de repasse de recursos de convênios;
  • revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação stricto sensu expedidos por estabelecimentos estrangeiros;
  • discussões sobre criação de doutorados profissionais;
  • impacto de cortes orçamentários da Capes, como em bolsas de pós-graduação;
  • liberação de recursos já previstos, como os do edital de 2014 do Pró-Equipamentos.

A Abruem também reafirmou seu compromisso em fortalecer o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que, por meio do ensino a distância, tem possibilitado "o acesso à educação superior a um grande número de cidadãos que não teriam condições de realizar essa formação não fosse pela presença das nossas universidades no interior dos nossos estados".

Além disso, a associação reconheceu a necessidade de aprimorar cada vez mais o processo de trabalho da UAB e se colocou à disposição para buscar as melhores soluções.

Segundo Tomasi, o Edital nº 75/2014 da UAB será contemplado dentro do plano de trabalho do Ministério da Educação (MEC), assim como a liberação de recursos para novas turmas de cursos EAD em todo o País. 

Emenda parlamentar

O reitor da Udesc também visitou parlamentares federais catarinenses para buscar apoio à campanha Udesc+0,17, movimento da comunidade acadêmica que pede o aumento do repasse de recursos à universidade.

Uma boa notícia para a Udesc foi dada pelo deputado federal Jorginho Mello (PR), que informou que destinará uma emenda de R$ 150 mil para a instituição no orçamento de 2017 do governo federal.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h