Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2023-14h03

Residentes em Educação Física da Udesc Cefid atuam em escolas de Florianópolis

Quinze residentes e três voluntários da Udesc Cefid atuam em três escolas locais - Fotos: Divulgação
Quase 20 estudantes de Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atuam em escolas da Grande Florianópolis por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP).

A primeira turma de residentes em Educação Física da Udesc Cefid iniciou atividades em setembro do ano passado - o programa tem duração de 18 meses.

O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que desenvolve projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Equipes

O subprojeto da Educação Física tem 15 residentes bolsistas e três voluntários, e faz parte de um convênio com as secretarias de Educação de Florianópolis e de São José. São contempladas duas escolas de educação básica e um Núcleo de Educação Infantil. Em cada campo de residência, o professor preceptor acompanha cinco residentes e um voluntário.

  • Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel – Professor preceptor: Janilton Gentil da Silva
  • Centro Educacional Municipal Maria Iracema Martins de Andrade – Professora preceptora: Giovana Martins da Costa Dantas
  • Núcleo de Educação Infantil Municipal Armação – Professora preceptora: Luiza Oliveira de Liz

Residentes

Para a residente bolsista Karen Simas da Rosa, "estar na escola de forma mais ativa e por um período anual durante a graduação, como bolsista do PRP, é uma das melhores oportunidades". "Ter experiência na escola, além dos estágios supervisionados, faz toda a diferença. Para este ano como residente, espero muitos planejamentos, muita prática e novos aprendizados", afirma.

A residente voluntária Nathália Pereira conta que, no período inicial, em 2022, foram realizadas reuniões para esclarecer como iria ocorrer o programa e dividir as escolas e os horários de cada grupo. "Iniciamos as observações na escola juntamente com a intervenção. Devido a faixa etária das crianças e o cenário que a educação infantil apresenta, nesse período trabalhamos atividades de aventura com as turmas do G1 e G6. Foi realizada uma intervenção com essa temática, na qual montamos uma falsa baiana para a vivência do slackline."

A acadêmica relata que, neste ano, as atividades reiniciaram com uma reunião para apresentar os novos residentes ao preceptor, uma breve conversa sobre o projeto e as atividades que serão realizadas, como saídas de estudos. Também foi feito um tour para conhecerem a escola e os materiais disponíveis.

"As expectativas quanto ao programa são as melhores, pois meu estágio na graduação ocorreu no período pandêmico e foi feito de forma online”, conclui Nathália.

O PRP da Udesc Cefid é vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef) e tem como coordenadoras de área as professoras Alexandra Folle e Larissa Cerignoni Benites.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quinze residentes e três voluntários da Udesc Cefid atuam em três escolas
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h