Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2022-15h31

Revista da Udesc segue como segundo periódico de História mais citado no País

Periódico científico lançou sua 35ª edição em 2022,  com seleção de artigos. Arte: divulgação
Revista Tempo & Argumento, publicação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segue em segundo lugar no ranking dos periódicos brasileiros mais relevantes na área da História, em nova avalição do índice SCImago Journal Rank (SJR), realizada em 2021, no Quartil 1, que tem os periódicos com melhor desempenho na categoria.

O índice SJR é produzido tendo em vista o número de citações dos artigos publicados em um periódico científico nos últimos três anos. O índice é obtido a partir de dados fornecidos pela base Scopus (Elsevier), que é composta por 16,5 mil revistas científicas de diferentes continentes e de campos das ciências exatas, da saúde e sociais.

Em função da sua metodologia de cálculo,o SJR apresenta uma avaliação mais qualitativa e conjuntural dos periódicos científicos. O índice Journal Citation Reports (JCR) (Web of Sciense -Thomson Reuters) e o índice SJR são os principais métodos de avaliação dos periódicos científicos em nível internacional.

Os atuais editores da revista Tempo & Argumento, os docentes Silvia Maria Fávero Arend, Maria Teresa Santos Cunha e Reinaldo Lindolfo Lohn, consideram que a trajetória exitosa da revista está associada à excelência dos artigos científicos nacionais e internacionais publicados e ao fato das temáticas investigadas pela História do Tempo Presente despertarem interesse nos pesquisadores e público-leitor da área, bem como à diversidade geográfica de autores e autoras.

“Mesmo diante de muitos desafios e de grandes tarefas a realizar, esperamos que este seja apenas um dos indícios de que estamos no caminho certo, valorizando a pesquisa qualificada e assegurando o mais amplo acesso à produção na área de História”, ressaltam os editores.

 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009      
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h