Laboratório de Pesquisa Nureab fez evento - Foto: Div.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou o Seminário Internacional Essências do Movimento na última segunda-feira, 5, com o tema "Comportamento, ciência e política na atividade física" e a presença do professor
Joe Piggin, que atua na Universidade de Loughborough, do Reino Unido. O evento foi no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e recebeu mais de cem pessoas.
A iniciativa foi promovida pelo Laboratório de Pesquisa
Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab), que é liderado pela professora
Manuela Karloh e vinculado ao
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT); e pelo
Grupo de Pesquisa em Motivação e Movimento Humano (Motus), que é ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e coordenado pelo professor
Thiago Sousa Matias.
"Ver o auditório do Cefid cheio e sentir o engajamento das pessoas foi emocionante. Esse seminário foi mais do que um evento acadêmico — foi um espaço de troca, reflexão e pertencimento. Nosso objetivo era justamente provocar novos olhares e inquietações sobre o exercício físico, indo além da visão tradicional, e acredito que conseguimos", comemora a professora Manuela, que falou no seminário sobre mudança de comportamento para o exercício na reabilitação. A docente é doutora em Ciências Médicas pela Ufsc e integra o Departamento de Fisioterapia e o PPGFT na Udesc Cefid.
A mesa de abertura do evento contou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid, professora
Caroline Ruschel; o coordenador do PPGFT, professor
Rodrigo Okubo; a coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), professora
Alexandra Folle; e o chefe do Departamento de Fisioterapia, professor
Marlus Karsten.
Teoria Unificada da Atividade Física
O público do evento também conheceu a Teoria Unificada da Atividade Física (UTPA, na sigla em inglês), apresentada pelo professor Thiago Matias, que integra o Departamento de Educação Física e os programas de pós-graduação em Educação Física (PPGEF) e em Saúde Coletiva (PPGSC) na Ufsc. A UTPA foi desenvolvida pelo docente em parceria com o professor Joe Piggin.
"É sempre uma alegria e muito gratificante voltar ao Cefid, um espaço que marcou profundamente a construção da minha trajetória profissional e pessoal. Foi aqui que me formei na graduação, fiz meu mestrado e doutorado — por isso, ter a oportunidade de voltar como palestrante e apresentar a Teoria Unificada da Atividade Física, que tem guiado minhas pesquisas mais recentes, na universidade onde tudo começou, é especialmente simbólico e emocionante. É um reconhecimento da importância dessa casa na minha formação e na minha trajetória como pesquisador", destaca Thiago, que é graduado em Educação Física e mestre e doutor pelo PPGCMH.
Pesquisas de Florianópolis com alcance mundial
A parte final do Seminário Internacional Essências do Movimento teve apresentação do professor Joe Piggin, que explicou por que a atividade física é também uma questão política. O palestrante, que é professor sênior na área de Gestão e Política Esportiva, também participou de conversa com a equipe do Nureab antes do evento.
"Durante minha visita, pude observar o trabalho fenomenal que a professora Manuela e o professor Thiago estão fazendo na Udesc Cefid e na Ufsc respectivamente. Eles lideram grupos de pesquisa que realizam estudos complexos, porém importantes, para o avanço de uma série de práticas de fisioterapia e saúde", ressalta Joe.
"Comparado ao que vi em diversas universidades ao redor do mundo, eu, sem dúvida, concluiria que suas pesquisas são de liderança mundial. Foi uma alegria testemunhar a comunidade profissional que eles estão cocriando com colegas de equipe e por meio dos seus alunos", acrescenta.
O docente do Reino Unido também diz que "foi muito gratificante ver o comprometimento e o profissionalismo dos seus alunos de graduação e pós-graduação em ajudar a avançar programas e práticas na área de reabilitação e movimento humano. Eles são um exemplo brilhante de trabalho acadêmico focado, aliado a otimismo, criatividade e comprometimento. Manuela, Thiago e seus alunos são um grande crédito para as universidades, para Florianópolis e para o Brasil".
Para a professora Manuela, "a presença do professor Joe Piggin foi um grande presente, e a dedicação dos alunos que auxiliaram na organização e o apoio institucional foram essenciais para que tudo acontecesse com tanta excelência. É uma alegria imensa ver o Cefid se consolidando como uma referência nesta quebra de paradigma que nossa área vive".
Podcast
Na terça-feira, 6, a professora Manuela entrevistou os professores Joe e Thiago no estúdio de podcast da Udesc Cefid, que fica no Anexo 3 (Casa de Pedra, Rua São Cristóvão, nº 275) e foi montado recentemente pelo grupo de pesquisa
Fisioterapia Cardiopulmonar, em ação realizada pela docente e pelos professores Marlus Karsten e
Darlan Matte com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), da Udesc.
"Esse foi o primeiro episódio de podcast que gravamos no estúdio, e vamos divulgar o conteúdo dele em breve", conta Manuela. "Além disso, pretendemos realizar uma reunião com a Direção-Geral do Cefid para definirmos o regulamento de uso do estúdio pela comunidade acadêmica. Esse novo espaço contribuirá para a divulgação científica do nosso centro."
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
manuela.karloh@udesc.br.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook, X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637