Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/11/2017-16h16

Seminário do Pibid da Udesc tem debates sobre docência e defesa de programa federal

Estudantes de licenciaturas relataram experiências de iniciação docente - Foto: Isadora Vicente/Secom Udesc
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu nesta segunda-feira, 13, o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Auditório Tito Sena, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis.

A programação teve uma conferência com a professora Alessandra Santos de Assis, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), exposição de pôsteres de projetos e mesa de conversa com temas ligados ao Pibid, que aperfeiçoa e valoriza a formação docente para a educação básica.

Com o tema "Contribuições e impactos do Pibid na formação e na prática docente", o evento estimulou a troca de experiências sobre iniciação docente entre professores de licenciaturas, supervisores de escolas da rede pública estadual, alunos bolsistas e estagiários.

"O Pibid é fundamental para a formação do professor no Brasil e repercute na vida do aluno de licenciatura e da escola. O evento tem uma importância muito grande frente à situação frágil em que se encontra o programa", explica a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz.

A pró-reitora destaca que o prazo do último edital terminará em fevereiro de 2018 e o governo federal ainda não lançou outro. Por isso, os integrantes do Pibid da Udesc coletaram mais de 700 assinaturas de representantes e alunos das escolas em favor do programa, documento que será entregue ao Ministério da Educação (MEC) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Atualmente, o programa na universidade tem 163 estudantes bolsistas e 15 professores coordenadores de área, além de 27 supervisores em escolas da rede pública.

Importante para docentes e estudantes

Foi no Pibid que o acadêmico Fabrício Luiz do Nascimento, da Licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), aprimorou a maneira de lidar com estudantes e agir no ambiente escolar, além de poder criar planejamentos de aulas.

"Quando entrei no curso, ainda não tinha a identidade de professor, as disciplinas eram bem teóricas. A partir do momento que entrei no Pibid, comecei a ter a experiência de ser docente", lembra.

Quem também enriqueceu os conhecimentos aprendidos em sala de aula com o programa foi a estudante Isadora Jorge Velloso, da Licenciatura em Química do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Atualmente cursando a quinta fase do curso, a acadêmica entrou no programa neste semestre e aprendeu muito tendo que criar projetos e trabalhar em grupo.

"A gente passa para os professores e alunos, eles passam para a gente, e quem está no programa há um tempo abraça quem está entrando. É uma troca de conhecimento muito grande", diz.

Formas diferentes de ensino

João Felipe Alves de Morais, que cursa a quinta fase de Licenciatura em História na Udesc Faed, foi um dos acadêmicos que falou sobre a experiência no Pibid durante a programação. Para o futuro professor, é preciso desenvolver projetos diferentes que tragam os alunos para a educação.

"Depois de passar pelo programa, vemos que as aulas não são só aquela coisa de jogar conteúdo, fazer a prova e o aluno que aprenda. Precisamos buscar outras formas de incentivá-los e trazê-los para as salas. Projetos com games, saídas de campo, trazer para a história local para que os estudantes aprendam sobre a própria cidade." 

Qualificação para carreira

A coordenadora institucional do Pibid na Udesc, Fabíola Ferreira Sell, destaca que, além de trazer benefícios para os alunos, o Pibid qualifica os professores formados na universidade.

"Toda a experiência que o Pibid traz para os nossos estudantes de licenciatura é uma preparação muito melhor para quando eles se formarem e forem para as escolas", avalia.

O seminário teve apoio do Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para EAD (MultiLab EAD), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc em Florianópolis. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h