Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2018-14h36

Sistema acadêmico da Udesc ganha novo portal e aplicativo de celular para estudantes

Aplicativo Siga Udesc está disponível para download nas lojas Google Play e Apple Store - Imagem: Setic
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou um novo portal e um aplicativo de celular e outros dispositivos móveis para os estudantes acessarem o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), que é usado para serviços como consultas de notas, frequência e horários, requisição de documentos e avaliação institucional.

As duas versões ganharam um layout mais moderno e responsivo, que facilita o acesso a todas as funções.

O novo Portal do Alunos pode ser acessado no endereço siga.udesc.br, enquanto o aplicativo Siga Udesc está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

Tanto o portal reformulado quanto o app, que ficou personalizado para a universidade a partir do similar Mentor Mobile, foram desenvolvidos pela empresa Edusoft Tecnologia na Educação.

Segundo a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação da Udesc (Setic), todos os procedimentos existentes na versão anterior do Siga estão disponíveis nas duas ferramentas. Apenas os ajustes de matrícula seguirão sendo feitos exclusivamente pelo portal.

Responsividade e novo layout

Além de dispor as informações de forma mais organizada, um dos principais atrativos da mudança é o design responsivo, que facilita o acesso por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ao adaptar o conteúdo para o formato mobile.

As novas ferramentas também têm um novo layout, mais moderno e agradável. A tela inicial do sistema é personalizada, com fotos de momentos cotidianos da universidade.

Já o logo do aplicativo Siga Udesc foi desenvolvido por estudantes e professores do Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart).

Segundo a Setic, mais novidades estão previstas para o ano que vem, como o lançamento do novo portal e do aplicativo do Siga também para professores e técnicos. Outra melhoria prevista é a integração do sistema com o idUdesc, o que ajudará no cadastro de alunos ingressantes.

Pesquisa

Estudantes que acessarem o novo sistema poderão responder, tanto pelo portal quanto pelo app, uma pesquisa de avaliação sobre o Siga Udesc (basta clicar no menu "Pesquisa sobre o aplicativo").

"É um canal exclusivo, pelo qual queremos ouvir a opinião dos nossos usuários para continuar melhorando os sistemas", afirma o técnico Daniel Antunes, da Setic.

A modernização do Siga é uma iniciativa que faz parte do projeto Conexão Udesc, do Plano de Gestão 2016-2020, que busca novas formas de aproximação com os públicos estratégicos da universidade. O plano é liderado pelo reitor da universidade, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações sobre o Siga Udesc podem ser obtidas com a Setic pelo telefone (48) 3664-7988, das 13h às 19h, e pelo e-mail setic.reitoria@udesc.br.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em RedeWhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h