Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2019-14h50

Terceira edição do Catálogo de Extensão da Udesc reúne mais de 160 ações gratuitas

Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) é uma das iniciativas presentes na publicação - Foto: Karla Quint
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nesta sexta-feira, 16, o 3º Catálogo de Extensão, que apresenta um breve resumo e os impactos produzidos por mais de 160 ações, projetos e programas dos 12 centros de ensino da instituição em todo o território catarinense. Acesse o catálogo.

Elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o catálogo reúne a maior parte das ações de extensão da Udesc, que tem, ao todo, mais de 200 programas e projetos na área. O levantamento ocorreu junto a quase 170 coordenadores de Extensão.

As iniciativas envolvem 55 cursos de graduação da universidade e estão classificadas em oito áreas de atuação: comunicação; cultura; direitos humanos; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia; e trabalho.

Ao todo, as ações beneficiam mais de 800 mil pessoas com a prestação de serviços e outras atividades gratuitas para a comunidade, realizadas em todas as regiões do Estado.

Exemplos

Alguns dos programas mais longevos apresentados na publicação realizam atividades voltadas aos idosos.

É o caso do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), que completa três décadas de existência em setembro deste ano. Criado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Florianópolis, em 1989,  ele oferece uma série de atividades físicas e culturais para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas.

No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, o projeto Voo Livre - Universidade para a Terceira Idade também é uma das ações de extensão mais antigas da unidade. Criado há 15 anos, ele possibilita a integração e convivência de diferentes gerações com uma proposta de educação permanente e atualização dos conhecimentos para o público da terceira idade. 

No Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, o programa Esag Sênior, criado em 2003, atua com uma finalidade semelhante, oferecendo a Formação Complementar em Administração para pessoas com mais de 45 anos, estimulando o empreendedorismo e voluntariado. 

Aproximação com a sociedade

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, além da versão digital, o Catálogo de Extensão da Udesc é impresso e distribuído para instituições de ensino, representações políticas e sociais. 

"A comunidade acadêmica tem o dever de valorizar a ação extensionista, por meio da legitimação e do reconhecimento da extensão na gestão da universidade", afirma o professor.

Para o reitor, Marcus Tomasi, as ações extensionistas são uma ponte permanente entre a sociedade e a universidade, no intuito de levar o conhecimento do ensino e da pesquisa para fora dos limites da instituição. "A extensão é um dos principais caminhos para a universidade se aproximar da sociedade que a financia", ressalta.

Atualizações até o fim do mês

Com a divulgação da versão digital, a Proex abriu prazo para que coordenadores de ações que tenham interesse em fazer pequenas alterações submetam suas modificações, por meio de um formulário na internet, até 30 de agosto. Após esse período, a Proex providenciará a impressão da terceira edição.

Mais informações podem ser obtidas com a Proex pelo telefone (48) 3664-7992 e pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) é uma das iniciativas apresentadas
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h