Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/08/2022-14h06

Tese em História da Udesc Faed ganha menção honrosa em prêmio da Capes

Doutoranda Michelle Maria Stakonski representou a Udesc no Prêmio Capes de Tese. Arte: Divulgação
A pesquisadora Michelle Maria Stakonski Cechinel, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu na última quinta-feira, 11, menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2002

Michelle, que também tem bacharelado, licenciatura e mestrado em História pela Udesc Faed, sob orientação da professora Gláucia de Oliveira Assis, desenvolveu a tese "Zongos em itinerância: migrações ganesas em Criciúma no tempo presente (2014-2021)".

No trabalho, são analisados os recentes fluxos migratórios de ganeses que se deslocaram de bairros zongos, assentamentos étnico-religiosos na região de Gana, país da África, para a cidade de Criciúma, na região Sul do Brasil, entre 2014 e 2020 . 

Em comunicado oficial, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão regulador e de fomento da pós-graduação ligado do Ministério da Educação (MEC), afirmou que o trabalho de Michelle é uma ""contribuição certamente de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil".  

Sobre o prêmio

O Prêmio Capes de Tese é promovido anualmente pela Capes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Capes, Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright e Instituto Serrapilheira. São premiadas cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. Entre os critérios de seleção, estão originalidade, caráter inovador do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

Os autores das teses selecionadas de cada uma das áreas de avaliação recebem uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional. E os orientadores, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. No caso da área de Educação, os autores das teses vencedoras da área ou menções honrosas também recebem prêmios da Fundação Carlos Chagas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Doutoranda Michelle Maria Stakonski representou a Udesc no Prêmio Capes de Tese.
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h