Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2022-19h15

Udesc aprova a criação de 12 cursos de pós-graduação stricto sensu em sete cidades

Nove doutorados e três mestrados foram aprovados na Udesc para submissão à Capes - Foto: Udesc Lages
O Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou a criação de 12 novos cursos de pós-graduação stricto sensu - sendo três mestrados e nove doutorados - em diversas áreas de conhecimento (veja a lista abaixo). A maioria das propostas foi aprovada na sessão ordinária de 30 de agosto.

Os cursos ainda precisam passar pela aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para tanto, deverão ser submetidos pelos programas de pós-graduação, seguindo calendário específico da Capes divulgado por meio de portaria e atendendo o estabelecido no processo de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2021.

Os cursos de mestrado aprovados pelo Consuni (um na modalidade profissional e dois na acadêmica) serão implantados, se aprovados pela Capes na presente APCN, em centros da Udesc que até o momento não têm nenhum curso de pós-graduação stricto sensu, em Ibirama, Laguna e São Bento do Sul .

As nove propostas de doutorado, sendo três na modalidade profissional e seis na modalidade acadêmica, serão implantados, se aprovados pela Capes, em Chapecó, Florianópolis, Lages e Joinville.

"A expansão da pós-graduação é uma ação estratégica da nossa gestão para a atuação da universidade em diferentes cenários do ecossistema catarinense. Com mais cursos de pós-graduação, estaremos qualificando mais profissionais, gerando mais pesquisa, inovação e tecnologia para o desenvolvimento do Estado, consolidando a Udesc entre as principais instituições científicas do Brasil e teremos novas oportunidades para a internacionalização da universidade", destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta. 

Cursos aprovados na Udesc

  • Doutorado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (Udesc Oeste) - Acesse a resolução
  • Doutorado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (Udesc Joinville) - Acesse a resolução

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, parabeniza a todos os envolvidos nos centros pela proposição dos cursos de mestrado e de doutorado e destaca o compromisso da pró-reitoria na coordenação e na execução das políticas para consolidação e qualificação da pós-graduação.

Letícia esclarece que o prazo de submissão de propostas à Capes foi prorrogado pela Portaria nº 150/2022, de 4 de agosto, que também definiu as datas em que a APCN estará aberta para envio de proposta de doutorado por programa de pós-graduação com nota aumentada de 3 para 4 na avaliação quadrienal 2017-2020.

Datas de submissão

  • Período de submissão das propostas de cursos novos: de 3 de janeiro a 30 de setembro de 2022;
  • Período de submissão das propostas de cursos novos nos termos do artigo 23 da Portaria Capes nº 195, de 30 de novembro de 2021:  de 15 de setembro de 2022 a 20 de janeiro 2023.

A pró-reitora esclarece ainda que poderão submeter as propostas na Plataforma Sucupira, até a data-limite de 30 de setembro, os três cursos novos de mestrado e o Doutorado Profissional em Administração. 

As demais propostas de cursos novos de doutorado estão enquadradas nos termos do artigo 23 da Portaria Capes nº 195, de 30 de novembro de 2021, e deverão ser submetidas até 20 de janeiro de 2023, se atingirem o conceito 4 na divulgação dos resultados finais da quadrienal 2017-2020 pela Capes.

"Na última sexta-feira, 2, a Capes divulgou, por meio de acesso individualizado para os pró-reitores e coordenadores de programas de pós-graduação, os resultados preliminares da avaliação relativa ao Quadriênio 2017-2020, em respeito à decisão liminar proferida na Ação Civil Pública n° 5101246-47.2021.4.02.5101/RJ, que ainda impõe óbice à divulgação do resultado final", conclui Letícia.

Novos programas

No Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), o mestrado acadêmico será o primeiro curso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

No Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul, o mestrado profissional inaugurará o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção.

E no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, o novo mestrado acadêmico abrirá o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Lagunares.

Doutorados

Já os nove doutorados - seis acadêmicos e três profissionais - contribuirão para consolidar programas de pós-graduação já existentes em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Lages.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, ganhará quatro novos doutorados: em Física, Química Aplicada, Computação Aplicada e Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, terá mais dois doutorados, em Ciências Ambientais e em Engenharia Florestal.

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) implantará dois novos doutorados em Chapecó: o de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e o de Zootecnia.

E o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, passará a contar com o Doutorado Profissional em Administração, completando os cursos do programa de pós-graduação stricto sensu - além do mestrado profissional, a unidade tem mestrado e doutorado acadêmicos na área. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Três mestrados e nove doutorados foram aprovados para submissão à Capes
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h