Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/12/2018-15h50

Udesc auxiliará prefeituras de Florianópolis e Chapecó na criação do projeto Lixo Zero

Coordenadores do projeto Udesc Lixo Zero orientaram representantes municipais - Foto: Lyvia Lozano
Servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram o projeto Lixo Zero da instituição a membros das prefeituras de Florianópolis e Chapecó na última quinta-feira, 29, na sede do Campus I, na Capital.

Os coordenadores do Udesc Lixo Zero, Gustavo Kogure e Marcelo Cardoso, falaram com o prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, e a responsável pelos resíduos da Prefeitura de Chapecó, Vanusa Maggioni.

Os representantes municipais foram orientados sobre como as prefeituras podem aderir a princípios e práticas do conceito lixo zero. A Reitoria da Udesc, por exemplo, tornou-se 100% lixo zero em junho deste ano.

Primeira capital

Florianópolis é a primeira capital do Brasil a estabelecer uma meta para se tornar lixo zero: o município tem até 2030 para reduzir em 60% a quantidade de resíduos que vai para aterros.

"Essa reunião fortalece o vínculo entre a universidade e as prefeituras de Florianópolis e Chapecó e demonstra o caso de sucesso da Udesc", diz Kogure. "Estamos mostrando à sociedade que dá para fazer."

Sobre a iniciativa

Até 2022, o projeto da Udesc tem a missão de evitar a ida de 90% de todos os resíduos gerados nos campi da universidade para aterro, incineração e meio ambiente.

Entre as ações já realizadas, estão a 1ª e a 2ª Semana Lixo Zero Udesc; a criação da Rede de Cooperação Acadêmica Internacional Lixo Zero; e o primeiro evento de jogos universitários lixo zero no Brasil

O projeto integra o programa Udesc Sustentável, que institucionaliza as ações de sustentabilidade da instituição dentro do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gustavo.kogure@udesc.br.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h