Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2018-15h47

Udesc avança entre as melhores universidades do Brasil no principal ranking do MEC

Ministério da Educação concedeu conceito geral 4 à Udesc, em escala que vai de 1 a 5 - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, conforme mostra o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017, que foi divulgado nesta terça-feira, 18.

Calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o índice avaliou 233 universidades públicas e privadas, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,54 (o anterior foi de 3,45), e ganhou cinco posições no ranking das universidades e dos institutos, indo para a 33ª colocação.

Além disso, a universidade subiu nos três principais quesitos que compõem a avaliação do MEC: graduação (foi de 3,14 para 3,15), mestrado (passou de 4,33 para 4,41) e doutorado (cresceu de 4,62 para 4,72).

"A melhora na graduação, no mestrado e no doutorado mostra que estamos nos fortalecendo em todas as áreas de ensino. Destacamos também o trabalho realizado internamente que valoriza a importância do Enade para a comunidade acadêmica", afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

O reitor também lembra que as mais de 700 ações de extensão e o trabalho de mais de 160 grupos de pesquisa da Udesc também contribuíram expressivamente para esse importante avanço da universidade no IGC.

Sobre o cálculo

O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.

Mais informações

Mais informações sobre o IGC podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino da Udesc (Proen) pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

[O segundo parágrafo desta matéria foi atualizado às 19h15 de 18 de dezembro de 2018]
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h