Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2019-20h42

Udesc Balneário Camboriú criará tecnologias para modelos de reservatórios da Petrobras

Pesquisadores se reuniram nesta semana, em SC, para iniciar planejamento dos trabalhos - Foto: Divulgação

Pesquisadores, professores, acadêmicos, geólogos e representantes da Petrobras participaram da reunião de início do projeto de pesquisa "Calibração de Modelos Forward de Reservatórios com Dados de Poços" em 3 e 4 de dezembro, no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú.

O projeto entre Udesc Balneário Camboriú, Petrobras e Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (Fitej) tem pesquisadores do Grupo de Petrofísica e Engenharia de Reservatório, do Departamento de Engenharia de Petróleo, além de pesquisadores das universidades federais do Paraná (UFPR) e do Sergipe (UFS).

De acordo com o coordenador do projeto da Udesc Balneário Camboriú, professor Daniel Fabian Bettú, o objetivo é entregar uma proposta metodológica de aperfeiçoamento, com apresentação de tecnologias inovadoras, para construção de modelos de reservatórios de petróleo, que são fundamentais em diferentes fases do processo de exploração e produção.

Com orçamento de quase R$ 1,2 milhão, o projeto tem prazo de conclusão até outubro de 2021. "Além do resultado científico, que interessa aos pesquisadores da Udesc e das universidades federais de Sergipe e do Paraná, há um retorno importante para a Petrobras. Essa modalidade de projeto fomenta a aproximação da Udesc com a indústria e traz mais visibilidade ao que é desenvolvido pela universidade", destaca Bettú.

Além de professores e estudantes da universidade catarinense, o encontro desta semana contou com as participações presenciais de Olinto de Gomes de Souza Júnior, Rita Pozzi, Eduardo Roemers e George Barros, da Petrobras, além de membros do Laboratório de Geologia e Geo Engenharia de Petróleo da UFS (Progeologia) por meio de videoconferência.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail daniel.bettu@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 15h20 de 6 de dezembro de 2019 para o acréscimo de informações.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h