O estudo dela, "Efeitos da reorganização miofascial® no desempenho esportivo, propriedades viscoelásticas e biomecânicas do tecido miofascial, e temperatura de membros inferiores de atletas: um ensaio clínico randomizado", pretende dividir os participantes por sorteio em dois grupos para tratamento de seis semanas, sendo um grupo com a técnica de terapia manual reorganização miofascial® e outro com tratamento placebo.
Podem participar atletas de corrida dentro dos seguintes critérios:
Ter entre 18 e 45 anos;
Treinar três vezes por semana no mínimo e com intenção de competir;
Ter experiência competitiva em triatlo, duatlo ou corrida há dois anos no mínimo;
Não ter passado por cirurgia nos últimos 12 meses ou sofrido lesão de membro inferior nos últimos seis meses que impeça de treinar;
Não ser fumante;
Não estar em tratamento fisioterapêutico ou estudo semelhante.
Os participantes terão benefícios como intervenções e avaliações gratuitas de performance na corrida e de rigidez das pernas. Ao todo, serão feitas 12 sessões (duas por semana), com duração de 30 minutos cada.
As avaliações ocorrerão no Laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, enquanto as intervenções serão feitas em domicílio. A doutoranda Maria Elisa explica, neste áudio, como serão as atividades.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.