Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/07/2022-17h15

Udesc Cefid ensina método de treinamento baseado em velocidade para atletas

Novo projeto tem vagas para atletas - Fotos: Divulg.
Um novo projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo sessões gratuitas com o método Treinamento Baseado em Velocidade (VBT, do inglês "Velocity-Based Training") para atletas de Florianópolis.

Coordenado pelo pesquisador e técnico universitário Wladymir Külkamp, o projeto Escola da VBT atende atualmente sete atletas e tem outras quatro vagas em aberto.

Interessados devem entrar em contato com Külkamp pelo e-mail wladymir.kulkamp@udesc.br ou presencialmente na Udesc Cefid, de segunda a sexta-feira, no período vespertino, no Laboratório de Instrumentação (Labin) ou na Academia Escola Dolermi Inês Gomes Bastiani.

Avaliação prévia

Para ingressar, o atleta precisará passar por uma avaliação. As sessões são conduzidas e orientadas por Külkamp e pelo professor Thiago Cascaes, que já foi preparador físico do Avaí e atua como voluntário no projeto.
 
Segundo o coordenador, o projeto surgiu da necessidade de ampliar o conhecimento sobre o método VBT, que é bastante popular no exterior, mas ainda desconhecido por boa parte dos profissionais no Brasil.

Método moderno e preciso

"O VBT é hoje o método mais moderno e preciso para avaliação, prescrição e monitoramento em tempo real de exercícios de força, como por exemplo a musculação", explica Külkamp. "Mesmo assim, ainda é apresentado em poucas universidades do País, dentre elas a Udesc Cefid".

O pesquisador explica que "o VBT permite, basicamente, estimar a carga máxima de atletas, fazer o ajuste ou controle diário de cargas e verificar o nível de fadiga dos atletas com base na velocidade de movimento". "A grande promessa desse tipo de treinamento é promover melhora de desempenho, sem acúmulo excessivo de fadiga", destaca.

Para utilizar o método, a velocidade dos movimentos é verificada em tempo real por meio de equipamentos específicos. No projeto, são utilizados dois dispositivos conhecidos como encoders, da marca Ergonauta.

Pesquisas

"Descobri o VBT durante meu mestrado na Udesc Cefid, mas passei a estudar e realizar pesquisas com o método a partir do meu ingresso no doutorado, em 2013. Desde então, tenho desenvolvido pesquisas sobre o tema juntamente com integrantes do Grupo de Estudos em Musculação, do qual sou coordenador", conclui Külkamp.

Os sete atletas atualmente em treinamento no projeto são praticantes de voleibol ou de jiu-jitsu, estudantes de graduação em Educação Física do centro de ensino e integrantes da Associação Atlética da Udesc Cefid.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail wladymir.kulkamp@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Novo projeto tem vagas para atletas
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h