Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/08/2022-16h44

Udesc Cefid faz atendimento fisioterapêutico gratuito para trabalhadores com Dort

Equipe do programa durante capacitação com o egresso Rafael Rabelo - Foto: Divulgação
O programa de extensão Saúde do Trabalhador, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo atendimento fisioterapêutico gratuito para trabalhadores que tenham alguma doença osteomuscular relacionada ao trabalho (Dort).

Os atendimento ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, às terças e quintas-feiras à noite. Interessados podem solicitar o serviço diretamente na clínica, pelo telefone (48) 3664-8610. Parte dos atendidos são encaminhados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por policlínicas ou pelo sistema privado de saúde.

Coordenado pela professora Rita de Cássia Paula Souza, o programa conta com a participação de docentes, de acadêmicos bolsistas e voluntários do curso de graduação em Fisioterapia e de uma mestranda em Fisioterapia, além de técnicos da Clínica Escola de Fisioterapia e do Serviço de Atendimento à Saúde da universidade.

Parcerias

A iniciativa tem parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) e do Ambulatório de Saúde do Trabalhador, do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (SUS), ligado ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/Ufsc).

O programa é desenvolvido na Udesc Cefid desde 2018 e visa "ofertar atendimento de Fisioterapia visando a recuperação físico funcional, com foco no retorno ao trabalho para trabalhadores com Dort na região da Grande Florianópolis".

Ao todo, contempla três ações:

  • Fisioterapia e recuperação físico funcional de trabalhadores com Dort, ofertando um serviço de consulta, avaliação e tratamento fisioterapêutico para pacientes encaminhados pelas Policlínicas de Saúde, INSS e sistema privado.
  • Grupo de Autocuidado para Trabalhadores com Dort, que oferta ações educativas, autocuidado e convivência para pacientes que estejam em processo de reabilitação.
  • Grupo de Estudos Saúde e Reabilitação de Dorts, que constitui uma ação voltada para profissionais e acadêmicos que atuam no processo de reabilitação terapêutica e profissional, com o intuito de fomentar discussões científicas e capacitações.

Inscrição de estudantes

O programa também está com inscrições abertas até 22 de agosto para estudantes de Fisioterapia do centro de ensino, a partir da quarta fase, interessados em participar das atividades. Os acadêmicos devem entrar em contato pelo perfil do Instagram

Os integrantes do programa também participam de capacitações voltadas à equipe - dentre as realizadas neste ano, estiveram os seminários com Rafael Rabelo, idealizador do método Progressive Fit Ball, e Felinsk Freitas, sobre quiropraxia. Os dois palestrantes convidados são fisioterapeutas formados pela Udesc Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do programa durante capacitação com o egresso Rafael Rabelo
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h