Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2023-19h41

Udesc Cefid lança marca em comemoração pelos 50 anos do centro de ensino

Marca comemorativa será usada em eventos do centro de ensino ao longo do ano - Arte: Letícia Campos
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou a marca comemorativa pelos seus 50 anos, que se completarão em 10 de abril deste ano. A identificação visual deverá ser aplicada ao longo de 2023 em ações alusivas ao cinquentenário da Udesc Cefid. Acesse os arquivos no site.

A designer Letícia Campos, que desenvolveu a marca celebrativa, destaca que ela "possui um conceito clean, que dialoga com a marca atual, mantendo a proporção entre seus elementos e também referenciando detalhes dela".

A programação dos 50 anos está sendo planejada por um grupo de trabalho liderado pela Direção-Geral. O calendário completo será divulgado em um ato comemorativo marcado para 10 de abril.

“Estamos prevendo eventos internos, para estudantes e servidores, bem como intervenções externas e em órgãos do Estado, reforçando sempre a importância e o impacto positivo das ações da Udesc Cefid para à comunidade, no ensino, na pesquisa e na extensão", destaca a diretora-geral, Suzana Matheus Pereira.

Primeiro curso do gênero

Em 10 de abril de 1973, ocorreu a primeira aula do curso de graduação em Educação Física, o primeiro do gênero em Florianópolis. Instituída por decreto federal em 6 de fevereiro do mesmo ano, a então chamada Escola Superior de Educação Física (Esef) foi criada com a finalidade principal de formar professores para atuar nas escolas. 

Hoje, o centro de ensino mantém três cursos de graduação: Educação Física (licenciatura e bacharelado, dois cursos distintos, com formas de ingresso independentes) e Fisioterapia (bacharelado).

O bacharelado em Educação Física começou a ser oferecido em 1992, voltado para atividade física fora da escola e esporte. A graduação em Fisioterapia iniciou atividades dois anos depois.

Pós, pesquisa e extensão

Na pós-graduação, o programa de Ciências do Movimento Humano implantou o mestrado em 1997 e o doutorado em 2009; e o de Fisioterapia, iniciou atividades em 2011, com o mestrado pioneiro no Sul do País.

Os programas têm o suporte de mais de 20 laboratórios de pesquisa e de mais de 20 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O centro de ensino conta ainda com a Clínica Escola de Fisioterapia, centro de referência na área, que realiza atendimentos gratuitos a pacientes encaminhados pela rede pública de saúde.  

A Udesc Cefid também é tradicionalmente o centro da universidade com maior número de extensionistas – ao todo, seus professores, estudantes e técnicos realizam mais de uma centena de ações de extensão nas áreas de saúde e esporte. 

Futuro

No ano do cinquentenário, a Udesc Cefid celebra o início das obras para reconstrução da Escola Estadual Dayse Werner Salles, que integrará o complexo junto ao Novo Cefid, no Bairro Capoeiras.

A transferência das instalações para o terreno de 22 mil metros quadrados possibilitará a expansão do centro de ensino, com uma infraestrutura ainda melhor para desenvolver suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, desempenhando relevantes contribuições à sociedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Marca celebrativa será usada em ações do centro de ensino ao longo do ano
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h