Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

21/11/2022-18h34

Udesc Cefid participa do 17º Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia

 
Evento ocorreu na Ufsc, em Florianópolis - Fotos: Div.
Docentes e estudantes do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 17º Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft) entre 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.  

Realizado de forma presencial no auditório do Bloco 5 do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Ufsc Araranguá, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid.

Docentes

A Udesc Cefid foi representada na mesa de abertura pelo professor Francisco Henrique de Oliveira, que é coordenador de Pesquisa da universidade estadual.

Também estiveram presentes os docentes Darlan Laurício Matte (coordenador do PPGFT), Rodrigo Okubo (subcoordenador), Anelise Sonza, Clarissa Medeiros da Luz, Gesilani Júlia da Silva Honório, Marlus Karsten e Stella Maris Michaelsen.

Matte foi palestrante na atividade programada “Experiência dos programas de pós-graduação nas avaliações quadrienais para ascensão de conceito”; e ele e e Okubo também participaram da reunião dos coordenadores de programas de pós-graduação em Fisioterapia, que ocorreu na Hotel Slaviero

Temas

Dentre os temas abordados no fórum, estiveram: atualização sobre financiamentos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), impactos da pandemia na pós-graduação do Brasil, estratégias para internacionalização, cotutela, transmissão de conhecimentos para a comunidade, divulgação científica pelos periódicos nacionais de fisioterapia e a nova Classificação Brasileira de Diagnósticos Fisioterapêuticos.

O evento teve espaço para a discussão das perspectivas da avaliação quadrienal, com abordagem da ficha de avaliação, indicadores de internacionalização e formas de informação do relatório Sucupira. E abriu oportunidade para apresentação de trabalhos científicos, que aconteceu simultaneamente à reunião dos coordenadores.

Oportunidade

Para Darlan Matte, o fórum foi uma excelente oportunidade para trocar informações com coordenadores, colegas e principalmente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representada no evento pelo coordenador de Área, Rinaldo Guirro.

“O professor Rinaldo explicitou na solenidade de abertura que quatro programas brasileiros de mestrado em Fisioterapia passaram de conceito 3 para 4 na última avaliação quadrienal e que a coordenação de área está aguardando a submissão dos projetos de doutorado desses programas”, conta Matte.

"O PPGFT da Udesc Cefid é um desses programas e o projeto de doutorado está em tramitação nas instâncias superiores da universidade", relata o professor.

Próxima edição

No encerramento do fórum, a coordenadora da ABRAPPG-Ft, Rosemeire Simprini Padula, anunciou que o 18º Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia será realizado em João Pessoa, em 2023, com organização do PPG em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorreu na Ufsc, em Florianópolis
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h