Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/06/2020-19h38

Udesc Cefid presta apoio a distância na pandemia para pacientes com fibrose cística

Programa desenvolvido há dez anos no centro adaptou atividades na pandemia - Foto: Karla Quint/Arquivo
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem prestado assistência a distância para crianças e adolescentes com fibrose cística e outras pneumopatias crônicas durante a pandemia de Covid-19, por meio do projeto RespiLar, vinculado ao programa de extensão Brincando de Respirar

O projeto dá suporte aos pacientes e seus familiares ou responsáveis, durante o período de distanciamento social, por meio do telefone, de vídeos e das redes sociais, como o perfil do programa no Instagram

O objetivo é manter o acompanhamento fisioterapêutico e a realização das atividades terapêuticas em domicílio, a distância, para todo o público atendido pelo programa. As ações são realizadas por professoras, fisioterapeutas voluntárias, graduandos e pós-graduandos do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid.

Adaptação à pandemia

Com a suspensão dos atendimentos presenciais, em março, o ajuste das atividades à pandemia começou com a criação de um grupo no Whatsapp para acompanhamento dos pacientes e orientação aos responsáveis.

Semanalmente, a equipe divulga vídeos e materiais informativos, pelo aplicativo e também nas redes sociais, sobre intervenções fisioterapêuticas e exercícios. O intuito é manter a adesão ao tratamento fisioterapêutico, sanar possíveis dúvidas e monitorar os pacientes.

Os conteúdos incluem, por exemplo, orientações sobre a higienização de nebulizadores e brincadeiras usadas no tratamento fisioterapêutico respiratório, como a "Pep subaquática", "Flor e vela" e "Histórias ao vento". 

Os participantes também encaminham vídeos e fotografias realizando as atividades para que a equipe de profissionais possa monitorar a execução.

Sobre o programa

Criado em 2010 e coordenado pela professora Camila Schivinski, o programa Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções cardíacas e respiratórias, além de orientar pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

O programa é constituído, ao todo, por cinco projetos distintos e, fora da pandemia, suas atividades são realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid

A iniciativa tem apoio de parceiros externos, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), a Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) e a organização Unidos pela Vida. 

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail camila.santos@udesc.br.

Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa criado há dez anos adaptou atividades durante pandemia
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h