Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2020-11h13

Udesc Cefid realizará eventos online sobre transtorno de desenvolvimento

Webinar é iniciativa do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento - Foto: Freepik
Em 5 e 12 de novembro, às 20h, o Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (Ladade), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o webinar "Entendendo o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação", com duas apresentações transmitidas pelo YouTube. Os eventos têm inscrições pela internet. Acesse o formulário de inscrição.

Em 5 de novembro, o evento online terá o tema "Atividade Física e Família: uma parceria necessária para o desenvolvimento da criança com TDC". No dia 12, o tema será "Entendendo o TDC na prática escolar".  

As apresentações terão quatro participantes convidados:

  • Renata Capistrano - Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid. Também é egressa da Licenciatura em Educação Física da unidade.
  • Felipe Paschoal - Graduado em Educação Física, tem especializações em Psicomotricidade e em Neurociências. Atua como professor de Educação Física Escolar, de natação e de estimulação cognitivo-motora no Rio de Janeiro.
  • Cristiani de França - Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Humano, tem experiência em Educação Física Adaptada, entre outras áreas.
  • Cláudio Tkac - Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), tem graduação em Licenciatura em Educação Física e doutorado em Odontologia pela mesma instituição, além de mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em crescimento e desenvolvimento, entre outros.

Sobre o laboratório

Coordenado pela professora Thais Silva Beltrame, o Ladade estuda o desenvolvimento humano, mais especificamente o desenvolvimento motor, com abordagem em todas as suas esferas: físico-biológica, cognitiva, afetiva e social.

O foco dos estudos são os distúrbios do desenvolvimento, em especial, aqueles que atingem de modo mais específico a infância e adolescência, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e o do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

O laboratório é vinculado aos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Fisioterapia e Pedagogia e ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (mestrado e doutorado) da Udesc.

O laboratório também é ligado ao Núcleo de Pesquisas em Ciências da Saúde (Nupecis).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ladade.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Webinar é iniciativa do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h