Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2021-16h59

Udesc Cefid retoma atividades presenciais de extensão de forma gradual

Programas de extensão estão retomando atividades presenciais no Bairro Coqueiros, na Capital - Foto: Div.
As atividades presenciais dos programas de extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão sendo gradualmente retomadas nas instalações da unidade de ensino, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O retorno segue o Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (PlanCon) elaborado pela instituição e aprovado em maio junto à Prefeitura de Florianópolis.

Segundo a diretora de Extensão da Udesc Cefid, Suzana Matheus Pereira, os preparativos para a retomada incluíram a realização de uma consulta junto aos coordenadores de ações de extensão para detalhamento das ações a serem desenvolvidas, do número de pessoas envolvidas e dos cuidados a serem tomados em atendimento às determinações do PlanCon.

Após análise das respostas pela direção e pela coordenação de Extensão do centro de ensino, foi aprovado o retorno de oito programas, com 20 ações vinculadas.

As atividades estão sendo retomadas gradualmente desde 4 de setembro, quando o primeiro projeto reiniciou ações presenciais no campus.

Suzana destaca que os oito programas aprovados para retorno presencial atendem, ao todo, mais de 310 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos, e contemplando cardiopatas, mulheres sobreviventes de câncer de mama e com incontinência urinária, pessoas com amputações, com deficiências e com doenças reumáticas.

Estágio e práticas

Além da extensão, a Udesc Cefid vem gradualmente retomando atividades presenciais de ensino. Parte dos estágios do curso de Fisioterapia retornou em maio e algumas disciplinas práticas foram retomadas em agosto.

A Clínica Escola de Fisioterapia reabriu em junho, após passar por uma reforma estrutural que aumentou a capacidade e melhorou as condições de atendimento no local.

Uma das atividades desenvolvidas no local é o atendimento fisioterapêutico gratuito para pacientes com síndrome pós-Covid-19.

Conforme definido no PlanCon, no retorno presencial dos alunos de graduação estão sendo priorizadas as vivências práticas, laboratoriais e de campo, devido ao longo período de afastamento dos acadêmicos dessas atividades.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programas de extensão estão retomando atividades presenciais no Bairro Coqueiros, na Capital
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h