Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/05/2021-10h50

Udesc completa 56 anos e docente da universidade faz aniversário na mesma data

Neste 20 de maio, a Udesc completa 56 anos, enquanto o professor Agnaldo faz 55 - Foto: Arquivo pessoal
Nesta quinta-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa 56 anos de fundação. Em 20 de maio de 1965, a Udesc dava os primeiros passos para se tornar a grande instituição que é hoje: com quase 15 mil alunos e cerca de dois mil servidores, além de estar nos principais rankings nacionais e internacionais da área.

Curiosamente, exatos 12 meses depois daquela histórica data, nascia Agnaldo Vanderlei Arnold, hoje professor do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Udesc em São Bento do Sul.

"Para mim, é um orgulho muito grande compartilhar a data de aniversário com a instituição na qual eu trabalho há 25 anos", conta o professor Agnaldo, que hoje comemora seus 55 anos de vida.

E as trajetórias da Udesc e de Agnaldo têm muitos pontos em comum. Enquanto a instituição avançava com a inauguração de novos campi pelo Estado, além da ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação e de ações de extensão e de pesquisa, o professor ganhava notoriedade na sua área de atuação e entre os colegas de centro. 

Depois de trabalhar como químico responsável em uma indústria moveleira de São Bento do Sul, iniciou o sonho de dar aulas na universidade, no curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis, na Udesc Planalto Norte.

No período em que atuava em sala de aula, também coordenou a implantação de um sistema de gestão ambiental (ISO 140001) para indústrias moveleiras, a primeira a receber essa certificação no Brasil. Além disso, prestou consultorias para implantação dessa ISO em empresas de transporte de resíduos sólidos industriais.

O ponto alto da sua carreira na Udesc ocorreu quando ocupou a cadeira de diretor administrativo e depois a de diretor-geral da Udesc Planalto Norte. "Sou muito grato à universidade por ter me dado essas oportunidades na vida. Sempre no dia 20 de maio faço um agradecimento especial, me lembro de tudo o que passou e do que ainda estar por vir", afirma o professor.

Excelência em ensino, pesquisa e extensão

Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

A Udesc também está presente em vários rankings da Times Higher Education (THE), organização que lista as melhores universidades do mundo. No ranking global, por exemplo, ela já apareceu nas duas últimas edições, na faixa de mais de 1.001 (a partir da posição 200, a classificação é feita em grupos), e, em março deste ano, posicionou-se entre as melhores universidades de países com economias emergentes.

Além disso, a universidade já figurou entre as 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos anos, conforme ranking feito pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics.

Sobre a instituição

A Udesc, que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 12 unidades em nove cidades de Santa Catarina, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em mais de 60 cursos de graduação e em 50 mestrados e doutorados, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores. A Udesc já formou mais de 60 mil profissionais.

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 200 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente.

Saiba mais sobre a instituição na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", lançada em 2015. Acesse a publicação.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Neste 20 de maio, a Udesc completa 56 anos, enquanto o professor Agnaldo faz 55.
  • Imagem 21
  • Imagem 22
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h