Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/09/2021-10h09

Udesc conclui capacitações sobre novo sistema para gerenciar patrimônio

Ferramenta foi desenvolvida por equipe de servidores da Udesc Balneário Camboriú - Foto: Divulgação
Técnicos que atuam no Campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, participaram nesta semana de uma capacitação para uso do Sistema de Gerenciamento de Patrimônio (Sigpat), ferramenta tecnológica criada na própria instituição para fazer o registro e o levantamento mensal do patrimônio.

Voltado para os servidores responsáveis pelos setores de Patrimônio nos centros de ensino da Udesc na Capital, o treinamento ocorreu de forma presencial no Plenarinho da Reitoria, no Bairro Itacorubi, seguindo os protocolos sanitários vigentes.

O evento concluiu uma série de capacitações sobre o sistema realizada em todos os centros da universidade e na Reitoria. O encontro final foi prestigiado pelo reitor, Dilmar Baretta, pelo vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e pela pró-reitora de Administração, Marilha dos Santos.

Sobre o Sigpat

Desenvolvido por uma equipe de servidores do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc em Balneário Camboriú, a implantação do sistema é fruto da parceria entre a Direção de Administração da unidade e a Pró-Reitoria de Administração (Proad). A equipe que atuou na criação do Sigpat, liderada pela Direção Administrativa da Udesc Balneário Camboriú, realizou os treinamentos para implantação da ferramenta em todos os centros de ensino.

O novo sistema facilita e agiliza o gerenciamento do patrimônio na universidade. Segundo o diretor de Administração da Udesc Balneário Camboriú, Alexandre Ricardo Martins, que idealizou o projeto, o Sigpat permite facilitar o gerenciamento dos bens, inclusive permitindo que se tenha conhecimento de todos os equipamentos existentes nos laboratórios da Universidade viabilizando o uso dos mesmos em diferentes unidades de ensino, sem a necessidade de novas compras.

Inovação

A pró-reitora Marilha ressalta que, além de ser intuitiva e de fácil operacionalização, a ferramenta "permite um controle patrimonial mais assertivo e possibilita a integração dos dados junto ao sistema do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc)". Segundo Marilha, o uso do Sigpat na Udesc será regulamentado com a atualização da instrução normativa sobre bens móveis.

O vice-reitor, Luiz Coelho, destaca que a ferramenta é mais um exemplo de como a universidade é inovadora. "Trata-se de uma ferramenta inovadora, que contribuirá de forma significativa nos processos de trabalho dos setores de patrimônio. Os servidores desenvolvedores do sistema estão de parabéns."

Para o reitor, Dilmar Baretta, é um orgulho para a universidade contar com uma solução desenvolvida pelos servidores. "A ferramenta contribuirá na melhoria efetiva de nossos procedimentos de registro e controle patrimonial", afirma. Segundo Baretta, será realizada uma agenda com o secretário de Administração do Estado de Santa Catarina para apresentação do sistema.  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proad@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sigpat foi criado na Udesc Balneário Camboriú
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h