Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2016-18h07

Udesc é contrária a medida federal que afeta instituições de pesquisa ligadas a ministério

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), enviou uma carta ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na última semana para manifestar seu desacordo com a proposta de mudança na estrutura da pasta que subordinou entidades ligadas à pesquisa à Coordenação Geral de Serviços Postais e de Governança e Acompanhamento de Empresas Estatais e Entidades Vinculadas.

Para a Udesc, instituições de fomento à pesquisa como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) devem estar ligadas diretamente ao gabinete do ministro.

A posição da PROPPG, contrária à mudança, reitera a já expressada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antonio Vargas, endossa as palavras da SBPC, a qual considera que a medida é um "retrocesso inconcebível", pois o apoio das entidades são fundamentais para o desenvolvimento futuro das atividade de pesquisa da Udesc.

"A PROPPG, em nome de seus pesquisadores, entende que a atuação destas agências é estratégica ao desenvolvimento do País", afirma a pró-reitoria na carta.

Reestruturação ministerial

A medida federal é uma das alterações previstas com a reestruturação organizacional do ministério, que foi aprovada por meio do Decreto nº 8.877, de 18 de outubro 2016 (publicado no Diário Oficial da União do dia 19). A coordenação-geral pertencerá a uma diretoria com a mesma nomenclatura, que, por sua vez, responderá à Secretaria Executiva do ministério, distanciando as agências do gabinete do ministro.

Para a SBPC, que também enviou carta à Gilberto Kassab, essa iniciativa evidencia que "ciência, tecnologia e inovação não são tidos como prioridades na estratégia política do atual governo". As entidades solicitam que o ministro atue junto a quem for de direito para impedir a implantação da medida. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h