Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/11/2020-16h50

Udesc é segunda instituição que mais estuda integração entre lavoura e pecuária no País

Artigo internacional destaca pesquisas realizadas pela universidade sobre tema - Foto: Embrapa/Divulgação
Um artigo de revisão bibliográfica sobre o sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP) contempla diversos trabalhos produzidos por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é apontada, no estudo, como a segunda instituição brasileira que mais publicou sobre o tema no período avaliado.  

Com o título "Avaliações da qualidade do solo em sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta: uma revisão", o artigo foi produzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e publicado em outubro, na Wiley Online Library, uma das maiores e mais conceituadas coleções online de publicações científicas da área.  

O estudo foi feito pelos pesquisadores Gustavo Pereira Valani, Aline Fachin Martíni, Laura Simões da Silva, Renata Cristina Bovi e Miguel Cooper, do Departamento de Ciência do Solo da USP. Acesse o artigo (em inglês).

Revisão sistemática

O trabalho revisou, de forma sistemática, estudos sobre sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta e a qualidade do solo. Ao todo, foram incluídas 92 publicações sobre o tema, a maioria da segunda parte da década de 2010, pesquisadas na plataforma Web of Science-Clarivate Analytics.

Segundo o artigo, o Brasil é "um foco proeminente de pesquisa sobre a qualidade do solo e os sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta, com contribuição significativa das regiões sul e central".

Além da Udesc, a instituição que mais publicou estudos sobre o tema foi a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na Udesc, os trabalhos publicados foram desenvolvidos por integrantes do grupo de pesquisa Solos e Sustentabilidade, liderado pelos professores Dilmar Baretta, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), e Osmar Klauberg Filho, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Sobre o ILP

O sistema ILP consiste na exploração de atividades agrícolas e pecuárias de forma integrada, em rotação ou sucessão, na mesma área e em épocas diferentes, diversificando a produção.

O ILP aumenta a eficiência no uso dos recursos naturais e reduz o impacto sobre o meio ambiente, uma vez que os processos de degradação são controlados por meio de práticas conservacionistas. O sistema também proporciona maior estabilidade à produção e aumenta a renda dos produtores.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Artigo internacional destaca pesquisas da Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h