Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/05/2020-17h48

Udesc é selecionada em editais da Capes para formação docente de educação básica

Editais contemplam programas de Bolsa de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi selecionada em dois editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltados à formação de professores de educação básica.

Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 22, e os recursos são voltados aos cursos de licenciatura por meio do Programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Acesse os resultados dos editais no portal da Capes, com as instituições selecionadas, pelos links abaixo:


Sobre os programas

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, que objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Já o Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Integração

O pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, destaca que "é muito importante essa integração entre a universidade e as escolas de educação básica, visando uma formação inicial e continuada de docentes com a qualidade já reconhecida da Udesc".

Já a coordenadora de Ensino de Graduação, Jadna Heinzen, ressalta que a Udesc participa de forma atuante e comprometida dos processos de formação de professores realizados por meio dos editais da Capes (Pibid e RP) desde suas primeiras edições.

Segundo o coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica, Lourival José Martins Filho, com o resultado dos editais, seguem os trabalhos de parceria entre redes e sistemas de ensino, visando a implantação dos programas, e os processos de seleção de escolas, professores e bolsistas das licenciaturas da Udesc.

A coordenadora institucional do Pibid na Udesc, Regina Munhoz, parabeniza todos os professores da universidade envolvidos nos subprojetos. "Trata-se de um importante programa que, além de conceder bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, promove a iniciação do licenciando no ambiente escolar".

Mais informações

Mais informações sobre os programas na Udesc podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Ensino (Proen)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Editais contemplam programas de Bolsa de Iniciação  à Docência e de Residência Pedagógica
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h