Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2017-17h13

Udesc fará encontro na sexta sobre técnicas de preparo operatório em cirurgias de grande porte

Evento é organizado por programa da universidade que oferece atendimento ao público - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá o 3º Encontro de Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgias de Grande Porte na sexta-feira, 1º, das 13h30 às 19h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O evento pretende discutir os riscos cirúrgicos e as técnicas usadas pelos profissionais de Fisioterapia para promover a recuperação mais rápida dos pacientes.

Voltado a fisioterapeutas, alunos e demais profissionais da área da saúde, o encontro é gratuito, mas tem inscrições limitadas na internet até quinta-feira, 30.

A organização do evento é do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), da Udesc Cefid, com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir).

Programação

A programação terá palestras sobre cirurgias tóraco-abdominais, com foco na reabilitação cirúrgica, mobilização no pós-operatório e fisioterapia no pós-operatório de cirurgias abdominais.

Também haverá a mesa-redonda "Cirurgias cardíacas: atuação do fisioterapeuta no pré e no pós-operatório imediato e tardio", na qual profissionais do Hospital de Caridade, do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) e do SOS Cardio, de Florianópolis, e do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, falarão das suas experiências.

Importância do preparo

Desde 2014, o Prepara oferece atendimento gratuito na área de fisioterapia pré e pós-cirúrgica para a comunidade. Nas cirurgias eletivas, ou seja, que podem ser marcadas com antecedência, o preparo pré-operatório evita alguns fatores de risco e, após a cirurgia, esse procedimento melhora a recuperação.

"A gente prepara o paciente para a cirurgia, para que o procedimento possa ser feito nas melhores condições possíveis", diz o coordenador do núcleo, professor Darlan Matte.

"Não é todo lugar no País que oferece esse tipo de atendimento e, com o encontro, podemos passar os conhecimentos para profissionais e alunos de outras instituições."

A equipe do programa é formada por estudantes e professores de Fisioterapia da Udesc Cefid e por profissionais de saúde de outras áreas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail prepara.cefid@udesc.br e com a Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid pelo telefone (48) 3664-8610.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h