Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2017-16h06

Udesc fará jornada para profissionais e acadêmicos de Fisioterapia sobre terapia intensiva neonatal

Evento aberto ao público em geral será realizado no Auditório da Udesc Cefid - Foto: Divulgação
Com o objetivo de capacitar acadêmicos e profissionais de Fisioterapia na área de terapia intensiva neonatal, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a primeira edição da "Jornada EstimulAção: A criança em foco" em 1º de julho.

Com o tema "Fisioterapia neonatal: da UTI ao ambulatório", a programação será realizada no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, das 9h às 18h.

O evento, que tem inscrições abertas ao público em geral, contará com as presenças de Lívia Barboza Andrade, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, e Simone Nascimento Santos Ribeiro, que tem experiência em Neonatologia e Pediatria.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail estimulacao17@gmail.com, já que as vagas são limitadas. Na inscrição, é preciso informar nome completo, CPF e data de nascimento. Se encerrarem as vagas, haverá lista de espera. 

Organização e participações no evento

A jornada é promovida pelo programa de extensão "EstimulAção: a criança em foco", por meio da ação Capacitação Profissional, que visa preparar acadêmicos e profissionais para atuar nos ambientes de terapia intensiva neonatal, ou seja, aqueles que atendem recém-nascidos de risco.

Durante a jornada, haverá espaço para discussão e interação com o público em três sessões moderadas pelas professoras do Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid Dayane Montemezzo, Anelise Sonza e Luciana Sanada, que são organizadoras do evento e coordenadoras do programa de extensão.

O evento também contará com a participação da professora colaboradora Sheila Pacheco e das alunas Maylli Graciosa e Cristiana Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid.

Trabalho de prevenção

No ambiente das unidades de terapia intensiva neonatal (Utin), os bebês frequentemente são expostos a estresse, dor, estimulação sensorial inadequada e procedimentos invasivos.

A função do fisioterapeuta no atendimento dessas unidades é identificar os melhores tratamentos para prevenir possíveis disfunções cardiorrespiratórias e neurossensorais causadas pelo longo tempo de internação dos recém-nascidos.

Sobre as palestrantes

Lívia Barboza de Andrade é doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e tem experiência em temas como avaliação e intervenção em terapia intensiva, reabilitação pulmonar em crianças e desmame da ventilação mecânica.

A docente coordena a pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Faculdade Redentor, no campus de Recife, e a Especialização de Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia do Imip.

Simone Nascimento Santos Ribeiro é mestre e doutora em Ciências da Saúde, na área de Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coordena a equipe de Fisioterapia e o Ensino Clínico da Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte.

Simone tem experiência nos temas de fisioterapia respiratória, promoção do desenvolvimento neuropsicomotor na infância, reabilitação em pediatria e gestão em fisioterapia hospitalar.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h