Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

26/11/2019-13h42

Udesc faz ação para conhecer associação de recicladores e entregar doações na Capital

 
Comitiva do Cefid conheceu trabalho da Associação de Recicladores Esperança - Fotos: Divulgação
Estudantes, servidores e terceirizados do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram na manhã desta segunda-feira, 25, de uma ação realizada junto à Associação de Recicladores Esperança (Aresp), no Bairro Chico Mendes, em Florianópolis.

Entre os objetivos da iniciativa, estiveram: apresentar aos participantes a realidade de uma cooperativa de reciclagem; estimular reflexões sobre condutas cotidianas de destinação e descarte de resíduos; e disseminar informações sobre o tema, estimulando a formação de multiplicadores de atitudes ambientalmente corretas.  

A ação também contemplou uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos e alimentos não perecíveis para os funcionários da associação, que contou com contribuições das comunidades acadêmica e externa. Os donativos foram entregues durante a visita desta segunda.

Na Aresp, os visitantes foram recepcionados pelos 17 recicladores que atuam na associação. A professora Alcyane Marinho comandou a comitiva do centro de ensino, que também teve presença de docentes, técnicos universitários e terceirizados que atuam no setor de Serviços Gerais, além de estudantes integrantes do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

A iniciativa da ação foi da Comissão Lixo Zero da Udesc Cefid, que é presidida pela professora Alcyane, em parceria com o projeto de ensino Meio Ambiente por Inteiro e o Laplaf, ambos coordenados pela docente.

Consciência

Alcyane destacou a importância da experiência: "Os colaboradores que lidam com a separação e o descarte de resíduos no centro de ensino puderam ver como funciona, de fato, uma cooperativa de recicladores. Ao entender o sistema, as pessoas ficam mais sensibilizadas para fazer a coleta nos locais onde vivem e trabalham", afirma.

Após a visita, um vídeo com imagens da experiência foi produzido pelos participantes.

Segundo Alcyane, uma nova campanha será realizada em prol da Aresp – o objetivo, desta vez, será arrecadar recursos para dar condições mais seguras e saudáveis de trabalho aos recicladores, com a doação de luvas para manuseio dos resíduos, por exemplo.

"As pessoas que trabalham na associação são verdadeiros guerreiros e cidadãos, pois cuidam de algo que é de todo mundo e ninguém quer cuidar", completa a docente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.laplaf@hotmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Comitiva do Cefid conheceu trabalho da Associação de Recicladores Esperança
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h