Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2021-10h44

Udesc faz ações integradas para cursos de graduação inscritos no Enade 2021

Enade deste ano será aplicado de forma presencial em novembro - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arq.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem desenvolvendo uma série de ações junto aos cursos da instituição que participarão do ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano, com o intuito de orientar e organizar as etapas previstas no cronograma disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As ações ocorrem por iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Coordenadoria de Ensino de Graduação (CEG), da Coordenadoria de Informação e Registro Discente (Cird) e da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), de forma integrada com diretores de Ensino das unidades, chefes de departamento e secretários de Ensino de Graduação dos cursos.

Alunos concluintes de 19 cursos de graduação (veja lista abaixo) da Udesc farão o Enade deste ano, cuja prova será aplicada de forma presencial em 14 de novembro. O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes, além das habilidades e competências adquiridas em sua formação. O edital do Enade pode ser acessado no site do Inep.

As ações desenvolvidas pela Udesc incluem a divulgação contínua de informações relevantes e atualizadas no site da universidade - como o fluxo, o cronograma e o Guia Enade 2021 - além de reuniões preparatórias online entre todos os envolvidos.

Componente obrigatório

O pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, destaca que a avaliação é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme a Lei nº 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação (Sinaes), e a Portaria Normativa nº 840/2018 do Ministério da Educação (MEC), ajustada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), devido à pandemia de Covid-19, pelas resoluções nº 01 e 02/2021.

As três reuniões realizadas até o momento abordaram os seguintes assuntos:

  • Apresentação do Edital Inep nº 36/2021 e do cronograma do Enade. No encontro, os participantes puderam se inteirar dos principais aspectos do edital e fases do cronograma com a coordenadora da CEG, Ivete Maroso Krauzer.
  • Acesso ao Sistema Enade e listagem dos estudantes a serem inscritos. O coordenador da Cird, Uilderson Aparecido Cezar, e a técnica em Educação Liliane Machado Martins apresentaram as listas de acadêmicos ingressantes e concluintes a serem inscritos. Também foram debatidos: a avaliação geral do processo de inscrição; o impacto do desempenho dos estudantes no exame e do preenchimento do Questionário do Estudante, que é vinculado ao Sistema Enade e é obrigatório para estudantes concluintes inscritos. O questionário visa levantar informações que caracterizam o perfil do acadêmico e seu processo formativo nos indicadores de avaliação e está disponível para preenchimento no site do Inep até 13 de novembro. Foi feito ainda um relato de experiência na participação do Enade.
  • A coordenadora da Coai, Gesilani Júlia da Silva Honório, abordou os indicadores de qualidade da educação superior, que são calculados por meio dos resultados da aplicação do Enade, juntamente com outros dados coletados pelo Inep. Dessa forma, os indicadores são instrumentos de avaliação, tendo relação direta com o ciclo avaliativo do Enade, determinado pelas áreas de avaliação e pelos cursos a elas vinculados. Além disso, foram demonstrados os resultados do último ciclo do exame dos cursos que farão a prova neste ano.

Cursos da Udesc que participam do Enade neste ano:

  • CCT: Ciência da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Cead: Ciências Biológicas (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura)
  • Ceart: Artes Visuais (Licenciatura) e Música (Licenciatura)
  • Cefid: Educação Física (Licenciatura e Bacharelado)
  • Ceplan: Sistemas de Informação (Bacharelado)
  • Ceres: Ciências Biológicas - Opção Biologia Marinha e Opção Biodiversidade (Bacharelado)
  • Faed: Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia (Licenciatura)

Mais informações podem ser obtidas no site, no Guia do Enade e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Enade deste ano será aplicado de forma presencial em 14 de novembro
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h