Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2017-17h50

Udesc faz encontro na segunda, em Florianópolis, para conscientizar público sobre fibrose cística

Não há necessidade de inscrição prévia - Arte: Divulg.
Na próxima segunda-feira, 4, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará o 1º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística, voltado para acadêmicos, profissionais e interessados no tema.

A fibrose cística é uma doença genética que afeta principalmente o sistema respiratório, o que pode levar a alterações no sistema muscular, em particular das regiões torácica e cervical.

O objetivo do encontro é conscientizar acadêmicos e profissionais da área da saúde sobre a doença e informar pacientes, familiares e cuidadores sobre a importância do tratamento multidisciplinar.

Programação

A programação gratuita será realizada no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, das 8h30 às 15h30. Para participar, basta comparecer ao evento.

Na parte da manhã, a programação contará com as palestras "Nutrição na fibrose cística", "A importância do acompanhamento psicológico na fibrose cística" e "O papel do educador físico na fibrose cística".

Também será promovida a oficina "Brincando de Respirar", na qual os participantes poderão confeccionar brinquedos de sopro, que são indicados no cuidado respiratório, usando material reciclado.

Durante a tarde, a programação inclui as palestras "O que é a fibrose cística?" e "Técnicas fisioterapêuticas na fibrose cística".

Os palestrantes do evento são das áreas da Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Educação Física, e os participantes receberão certificado. 

Organização

O encontro é organizado pelos projetos da Udesc Cefid Inspiração e Arlegria, vinculados ao programa de extensão Brincando de Respirar, que é coordenado pela professora Camila Schivinski. A Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) apoia o evento.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails brincandoderespirar@gmail.com e cacaiss@yahoo.com.br e pelo telefone (48) 3664-8602.

Serviço

O QUÊ: 1º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística.
QUANDO: Segunda-feira, 4, das 8h30 às 15h30.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h