Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2019-14h15

Udesc forma segunda turma em programa de educação em saúde para cardiopatas

Quase 60 pacientes concluíram curso desde início do programa da universidade em Florianópolis - Foto: Div.
Terminaram na quarta-feira, 26, as atividades da segunda turma do programa Cardiac College Brasil, oferecido aos pacientes do Núcleo de Cardioncologia e Medicina do Exercício (NCME), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Os pacientes finalizaram as 12 sessões educativas do programa com uma aula motivacional sobre objetivos, metas e planos de ação para viver mais e melhor, ministrada pelo coordenador do núcleo, Magnus Benetti.

Eles receberam um certificado, caracterizando de forma simbólica a graduação da conclusão do curso. Ao todo, 59 pacientes finalizaram o curso desde o início do programa, em setembro do ano passado, e a perspectiva é que o número dobre até o final deste ano. 

Iniciativa inovadora

Desenvolvido em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o Toronto Rehab Foundation, ligado à organização canadense University Health Network (UHN), o Cardiac College Brasil combina um programa de reabilitação cardíaca, baseado em exercícios físicos, com ações educativas em saúde.

A proposta é baseada em estudos que demonstram que pacientes cardiopatas, conhecedores da sua condição, tendem a ter melhor aderência e sucesso no tratamento, além de uma qualidade de vida superior.

O programa foi idealizado pelos doutores Paul Oh e Gabriela Ghisi da UHN, e a versão brasileira iniciou em dezembro de 2018, coordenada pelo professores Magnus Benetti, da Udesc Cefid, e Rafaella Zulianello dos Santos, da Unisul.

A turma inaugural de pacientes concluiu o curso em dezembro passado. Segundo os pesquisadores do NCME, com base nas avaliações realizadas, foi possível verificar melhoras no nível de conhecimento e no condicionamento físico dos participantes. 

Mais informações

Criado em 1991, o NCME desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco na avaliação, na prevenção e na reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, visando a educação voltada à promoção de hábitos saudáveis de vida.

Mais informações podem ser obtidas no site, pelo e-mail ncme.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8643 e 3664-8644.

Siga as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é aluno, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quase 60 pacientes concluíram curso desde o início do programa
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h