Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2016-15h58

Udesc implementa mais duas ideias do 1° Prêmio Simplifica para processos administrativos

Universidade já concretizou quatro das nove propostas que foram selecionadas - Foto: Rodrigo B. Schmitt

Quatro das nove propostas vencedoras na seleção do 1º Prêmio Simplifica Udesc já foram implementadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) após o anúncio do resultado em 31 de agosto. O prêmio teve, como objetivo, incentivar ideias para desburocratizar processos administrativos internos.

Uma das propostas que acaba de ser concretizada é a atualização de certidão negativa de débito (CND) de fornecedores no próprio setor financeiro da universidade. A sugestão foi enviada pela coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makoviecky.

"A proposta agiliza o pagamento de fornecedores", destaca a coordenadora de Finanças da Udesc, Sheila Gerber Péres. "O centro ou o setor interessado deve instruir o processo com a CND. Se o prazo da certidão estiver vencido, a Coordenadoria de Finanças pode retirar a certidão negativa pela internet."

A outra proposição tirada do papel foi a eliminação da impressão de materiais didáticos de ensino a distância (EAD). A autora da proposta, Silvia Costa, é aluna de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead).

O diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva, explica que o projeto atual prevê cadernos impressos para as disciplinas EAD. "Mas, com a reformulação curricular, o curso de Pedagogia será integralmente implementado em formato digital, assim como os novos cursos de ensino a distância em Biologia e Informática", afirma.

Propostas já adotadas

Em outubro, foram implementadas outras duas propostas na Udesc. A primeira sugeriu o fim da necessidade de autenticação de documentos em cartório para a matrícula de novos estudantes e foi apresentada pela acadêmica Tayla Siqueira Ruy, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

A segunda ideia adotada foi a de redução do número de editais do Programa de Auxílio Permanência Estudantil (Prape), passando de oito por ano para apenas dois. Ela foi sugerida pelo técnico Douglas Contini Smielewski, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

"Ficamos contentes com o engajamento dos setores, a legitimação dos conselhos universitários e a implementação das propostas. Nosso papel é monitorar e garantir que as ideias saiam do papel", ressalta o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi.

Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) planeja realizar a próxima edição do Prêmio Simplifica Udesc no segundo semestre do ano que vem. Na edição inicial, a universidade recebeu 170 ideias para desburocratizar processos de ensino, pesquisa, extensão e serviços.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007  

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h