Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/02/2017-17h22

Udesc inicia aulas na segunda com novos guias de informação para estudantes da instituição

Primeiro semestre letivo de 2017 da universidade terá atividades até metade de julho - Foto: Jonas Pôrto
Na próxima segunda-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciará as aulas do primeiro semestre de 2017 para a graduação nos centros de ensino e nos polos de educação a distância, distribuídos em todas as regiões catarinenses.

Já o início do semestre letivo dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) está marcado para 6 de março, conforme o calendário acadêmico deste ano.

Além da programação de boas-vindas dos centros, a Udesc receberá os estudantes com duas novidades feitas por jornalistas da universidade, sob orientação da Secretaria de Comunicação (Secom): o Guia do Aluno de Graduação e o Guia do Aluno de Mestrado e Doutorado.

Nos dois materiais online, os alunos de graduação e de pós-graduação da universidade podem tirar dúvidas sobre dezenas de aspectos que envolvem a vida acadêmica na instituição.

As publicações, que foram previstas pela Política de Comunicação da Udesc, pretendem ajudar os universitários a tirar o máximo proveito das oportunidades dos cursos oferecidos pela instituição.

Os guias auxiliam em assuntos importantes como notas e frequência às aulas, oportunidades de bolsas, intercâmbio, participação na gestão universitária e estágios.

"Os alunos vão descobrir o que é preciso para concluir a graduação, como fazer para trancar a matrícula, entre outras informações que são relevantes e costumam gerar muitas perguntas", acrescenta o secretário de Comunicação da Udesc, Luiz Eduardo Schmitt.

Para obter os materiais online, acesse udesc.br/guiadoaluno e udesc.br/guiadoaluno/mestradoedoutorado. Mais informações podem ser obtidas com as secretarias dos centros (Ensino de Graduação e Pós-Graduação).

Trote proibido

A universidade informa à comunidade acadêmica e à sociedade que o trote em SC é proibido pela Lei Estadual nº 15.431/2010 e, se houver, deve ser denunciado à Ouvidoria da Udesc. A instituição orienta os alunos a realizarem ações solidárias, como doação de sangue e arrecadação de alimentos para entidades beneficentes.

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, por exemplo, promoverá a Semana de Calouros entre 20 de fevereiro e 2 de março, com gincana de integração, trote solidário, apresentação cultural, palestra, teste de acuidade visual, explanação da estrutura da universidade e apresentação de bolsas.

Data diferente para veteranos de Laguna

No Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, 20 de fevereiro será o início do semestre apenas para os novos acadêmicos. De acordo com a Direção-Geral da Udesc Laguna, as turmas a partir da segunda fase começarão a ter aulas a partir de 6 de março devido às reformas no telhado, nas instalações elétricas e nos acabamentos do Bloco 2.

Em relação aos novos estudantes do centro, as aulas precisam iniciar na próxima segunda-feira por dois motivos: atender a Resolução nº 005/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Udesc, que prevê perda da matrícula no caso de não comparecimento em todos os dias da primeira semana do semestre; e não comprometer as próximas chamadas do Vestibular de Verão.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Celia Penteado e Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8007/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h