Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/08/2019-17h22

Udesc modifica data da eleição de técnicos e estudantes para câmaras do Consuni

Câmaras terão poder de decisão terminativa em temas de competência exclusiva - Foto: Gustavo Cabral Vaz
As eleições para as quatro câmaras temáticas do Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão realizadas em nova data. 

Previstas inicialmente para 4 de setembro, as votações de representantes de técnicos e estudantes da Udesc foram transferidas para 6 de novembro, devido a uma decisão administrativa de usar urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Confira as retificações dos editais

Com essa mudança, também foi alterado o prazo para técnicos e alunos pedirem o direito de voto em trânsito. Agora, as solicitações poderão ser apresentadas à Pró-Reitoria de Administração (Proad) até 21 de outubro. Acesse a lista dos eleitores e o formulário para requerer voto em trânsito.

Outra modificação nos editais estabelece que "cada votante poderá votar em apenas uma chapa de cada câmara, sob pena de invalidação do voto".

Mais de 30 chapas

De acordo com a Comissão Eleitoral Central, a votação para representantes dos técnicos da Udesc terá 16 chapas, com titular e suplente, da seguinte forma:

  • Câmara de Ensino de Graduação (CEG), com três vagas e três chapas: titular Dayane Dornelles (Ceavi) e suplente Letícia Lazzari (Reitoria); titular Maria Helena Tomaz (Cead) e suplente Alexandre Lunelli da Silva (Cead); e titular Orestes Trevisol Neto (CEO) e suplente Caroline Taschek (Ceplan);
  • Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), com três vagas e quatro chapas: titular Danilo Ledra (Faed) e suplente Rodrigo Moreira da Silva (Ceart); titular Francine Rafaeli Kasulke (CCT) e suplente Paulo Edemar Barth (Ceavi); titular Rafael Oliveira do Prado (Cefid) e suplente Marcel Hubert (Cefid); e titular Rosane Maria Mota (Cead) e suplente Marilane Machado de Azevedo Maia (Cead);
  • Câmara de Extensão, Cultura e Comunidade (Cecc), com três vagas e cinco chapas: titular Débora Marques Gomes (Cead) e suplente Leila Maria Matos (Cead); titular Diogo Pereto (Ceart) e suplente Fernanda Hermans Lima (Reitoria); titular Jonas Daniel Pôrto (CCT) e suplente Vanessa Fischer dos Santos (CCT); titular Lucas Küster Moraes (Ceavi) e suplente Fernanda Spitzner (Ceplan); e titular Marco Antônio Dibe Laureano (Esag) e suplente Fernando Bressan Zanett (Reitoria);
  • Câmara de Administração e Planejamento (CAP), com uma vaga e quatro chapas: titular Graziela Naspolini Delpizzo (Cead) e suplente Alexandre Lunelli da Silva (Cead); titular Luciano Gorges (CCT) e suplente Gustavo Pinto de Araújo (Ceart); titular Luiza da Silva Kleinubing (Reitoria) e suplente Marcelo Darci de Souza (Reitoria); e titular Marilha dos Santos (CEO) e suplente Alexander Ricardo Martins (Cesfi).

Na eleição dos representantes estudantis, serão 19 chapas, com titular e suplente, distribuídas deste modo:

  • Câmara de Ensino de Graduação (CEG), com três vagas e seis chapas: titular Felipe Valente Antonakopoulos (Ceart) e suplente Maria de Vargas Torres (Faed); titular Jhenifer de Carvalho (Ceplan) e suplente Matheus Ruthes (Ceplan); titular Lucas de Castro (Faed) e suplente Alessandra da Cruz Garcia (CAV); titular Rafael Bonella Zuglianello (CAV) e suplente Emanoeli Borin (CEO); titular Roni Ermínio Pavarin (CAV) e suplente Romano Rambo Lovisa (CAV); e titular Vitor Raulino Kretzer (Esag) e suplente Joana Júlia Müller (Cesfi);
  • Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), com três vagas e quatro chapas: titular Bernardo Melchiors Trebien (Esag) e suplente Pedro Miranda do Amaral (Ceres); titular Gabriel de Souza (CAV) e suplente Amanda Büttenbender Nunes (Esag); titular José Junior Fracaro (Faed) e suplente Marcelo Caldas de Souza Fernandes (Esag); e titular Sabrina Franceschi (CEO) e suplente Felipe Fonseca da Silva (Ceart);
  • Câmara de Extensão, Cultura e Comunidade (Cecc), com três vagas e seis chapas: titular Bernarda Cesira Cassaro (CEO) e suplente Alexandra Gabriela de Melo (Ceart); titular Gabriel Gonçalves dos Santos (CEO) e suplente Lucas Figueiredo da Silva (Esag); titular João Pedro Fraga Bitencourt (CCT) e suplente Pedro Paulo Orsi Becker (CCT); titular Luisa Nora (CEO) e suplente José Junior Fracaro (Faed); titular Natalia Cancilier Ferronato (Ceart) e suplente Saskia Aanholt Rey (Cefid); e titular Patrick Franco Machado (Ceres) e suplente Francy Ellen Viera Nunes (Ceres);
  • Câmara de Administração e Planejamento (CAP), com uma vaga e três chapas: titular Luiz Henrique Kozoris da Silva (Ceplan) e suplente Mariana dos Santos Alves (Ceplan); titular Janaina Fialho Martins (Esag) e suplente Caio de Amorim Costa Martins (Faed); e titular Ricardo Bortolotto Martinello (Esag) e suplente Vinícius Yasuto Ykeda (Cesfi).

Nova estrutura de decisões

Os candidatos eleitos terão mandatos a partir do dia da posse nas câmaras, que serão instaladas neste semestre e substituirão os conselhos de Administração (Consad) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O Consad e o Consepe serão extintos com o Conselho Comunitário, conforme a Resolução nº 015/2017 do Consuni. A Udesc seguirá tendo o Conselho Universitário e o Conselho Curador (Concur).

Para agilizar o trâmite de processos na universidade, as câmaras terão poder de decisão terminativa nos assuntos de competência exclusiva das respectivas áreas.

Desse modo, suas deliberações automaticamente se tornarão resoluções ou pareceres, sem necessidade de os projetos de cada área passarem ainda pelo Consuni, que analisará as pautas mais abrangentes da universidade.

Conforme o Estatuto da Udesc após alterações em 2018, a CAP poderá ter de 17 a 21 membros, enquanto CEG, CPPG e Cecc serão formadas por 20 integrantes cada.

Além de técnicos e alunos, cada câmara terá o pró-reitor da área (no caso da CAP, serão dois, de Administração e de Planejamento); representantes dos professores, que serão definidos em eleições das unidades de ensino; e um diretor de centro.

Em maio, a Udesc realizou sorteio para preencher as vagas de diretor nas quatro câmaras para mandatos de dois anos. Confira o resultado.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secon@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8024.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h