Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2017-19h01

Udesc obtém conceito máximo no Enade 2016 com cursos de Agronomia e Fisioterapia

Curso de graduação de Agronomia é oferecido na Udesc Lages, na Serra Catarinense - Foto: Jônas Porto
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 1º, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016.

O exame do Ministério da Educação (MEC) é realizado para avaliar o desempenho dos acadêmicos em relação a conhecimentos, competências e habilidades obtidos ao longo do curso de graduação. Quase 196 mil inscritos de 4,3 mil cursos fizeram a prova do ano passado.

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), seis cursos participaram. Fisioterapia e Agronomia obtiveram nota 5 (conceito máximo) na avaliação, enquanto Medicina Veterinária, Educação Física (Bacharelado) e Zootecnia ficaram com nota 4 (muito bom) e Enfermagem teve nota 3 (bom).

A última avaliação desses cursos por meio do Enade foi realizada em 2013, quando participaram cursos das áreas da Saúde, das Ciências Agrárias e do Serviço Social.

 O resultado do exame do MEC é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Mais de mil inscritos para este ano

Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Udesc farão o Enade 2017. Devem participar todos os acadêmicos que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Os alunos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular.

Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova também no Guia do Enade.

Cursos participantes de 2017

  1. Engenharia Ambiental
  2. Engenharia Florestal
  3. Ciência da Computação
  4. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  5. Engenharia Civil
  6. Engenharia Elétrica
  7. Engenharia Mecânica
  8. Engenharia de Produção e Sistemas
  9. Física (Licenciatura)
  10. Matemática (Licenciatura)
  11. Química (Licenciatura)
  12. Pedagogia a Distância (Licenciatura)
  13. Artes Visuais (Licenciatura)
  14. Música (Licenciatura)
  15. Sistemas de Informação (Ibirama)
  16. Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
  17. Engenharia Sanitária
  18. Educação Física (Licenciatura)
  19. Engenharia de Alimentos
  20. Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
  21. Arquitetura e Urbanismo
  22. Engenharia de Petróleo
  23. Geografia (Bacharelado)
  24. Geografia (Licenciatura)
  25. História (Bacharelado)
  26. História (Licenciatura)
  27. Pedagogia (Licenciatura)

Formato da prova

No Enade, os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos.

"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.

Além da prova, os alunos devem preecher obrigatoriamente a partir de segunda-feira, 4, o Questionário do Estudante. As respostas são obrigatórias e buscam subsidiar a construção do perfil socioeconômico do acadêmico e obter dados do seu processo de formação universitária.

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br, além da página da Udesc sobre o Enade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h