Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2021-17h00

Udesc Oeste faz doação de carne de 21 bovinos criados em pesquisa científica

Cerca de 5 mil quilos de carne foram entregues para prefeituras e para hospital regional - Fotos: Divulgação
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), doou a carne de 21 bovinos para as prefeituras de Chapecó e de Guatambu e para o Hospital Regional do Oeste (HRO).

Os termos de doação foram entregues às instituições nesta semana pela Direção da Udesc Oeste.

Ao todo, foram doados cerca de 5 mil quilos de carne, que serão utilizados pelas prefeituras na alimentação oferecida pelos programas sociais e na merenda escolar. Já o hospital utilizará o produto para a alimentação de pacientes e funcionários.

Além da entrega dos termos de doação, as visitas às instituições serviram para apresentar a nova gestão da Udesc Oeste. Segundo o diretor-geral, Cleuzir da Luz, "estamos contentes, pois as parcerias com outras instituições são positivas, uma vez que impulsionam ações que ajudam no cumprimento de políticas públicas, no desenvolvimento regional e na inserção da Udesc na sociedade".

Fazenda experimental

Os 21 bovinos são resultado de um experimento científico de 14 meses realizado pela Udesc Oeste na Fazenda Experimental do CEO (Feceo), situada em Guatambu.
 
O projeto foi coordenado pelo professor Aleksandro Schafer da Silva, que é médico veterinário, docente do Departamento de Zootecnia, pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Oeste.

Segundo Aleksandro, "o trabalho aplicou as melhores práticas de nutrição para o gado de leite e avaliou os fatores que afetam o desempenho produtivo".

"O Oeste Catarinense é referência na produção de leite, mas um dos problemas dos produtores rurais está atrelado ao aproveitamento do bezerro macho de raça leiteira para corte, sendo que, na maioria das vezes, o machinho é sacrificado logo após o nascimento por ser considerado improdutivo", relata o docente.

Aleksandro destaca que "a ação estimulou vários outros projetos de pesquisa de iniciação científica e dissertações de mestrado em parceria com empresas. Além disso, foram gerados dados e informações importantes sobre os custos do processo de produção que são relevantes para a sociedade e produtores rurais".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 10h05 de 29 de maio de 2021. Em vez de cerca de 10 mil quilos de carne, o número correto doado foi de cerca de 5 mil quilos.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Diretores da Udesc Oeste entregaram termo de doação para prefeito
  • Doação na Prefeitura de Guatambu
  • Doação no Hospital Regional do Oeste
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h