Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/09/2021-17h50

Udesc Oeste recebe visita da cônsul-geral da Hungria e de gestores de multinacionais

Visitantes conheceram sede em Chapecó e a fazenda experimental em Guatambu - Fotos: Divulgação
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu a cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László, e representantes das multinacionais Vetanco e Dr. Bata Ltd, em visita que contou com participação online do reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

As atividades foram conduzidas pelo diretor-geral do centro, Cleuzir da Luz, e pelo professor Marcel Manente Boiago, que é vinculado ao Departamento de Zootecnia, pesquisador da área e responsável pelo convênio técnico científico existente entre a Udesc e a Vetanco desde 2016.

Um dos objetivos da visita foi apresentar as instalações da Udesc Oeste em Chapecó e a infraestrutura da Fazenda Experimental do CEO (Feceo), em Guatambu, visando a captação de investimentos e a cooperação entre as organizações. Além disso, os gestores participaram de uma reunião na Prefeitura de Chapecó.

Pelas empresas, participaram o proprietário da Dr. Bata, Arpad Bata, e os representantes da Vetanco do Brasil Tiago Urbano (diretor) e Daiane Müssnich (gerente de Planejamento e Administração). As duas multinacionais anunciaram recentemente uma parceria para investir R$ 32 milhões no distrito industrial do município.

Ações pelo desenvolvimento

O articulador da reunião, professor Marcel Boiago, destaca a importância da visita e de projetos entre a Udesc e a iniciativa privada voltados para o desenvolvimento da inovação. "O convênio com a empresa Vetanco do Brasil já trouxe muitos frutos para a universidade e a sociedade catarinense".

O diretor-geral Cleuzir da Luz ressalta que o alinhamento e as parcerias com os laboratórios da Udesc Oeste são uma vertente promissora, pois a universidade "assume importância estratégica no processo de gerar o desenvolvimento econômico e social local e regional, além de contribuir com a qualificação de mão de obra, promovendo um valor humano gerado por meio do conhecimento. Ou seja, gera um bem maior que um produto, bem necessário à inovação territorial".

"Além disso, a Udesc proporciona na Região Oeste a democratização do ensino, possibilitando acesso dos estudantes ao ingresso ao ensino superior e contribuindo para impulsionar o crescimento da região, que é um polo da produção econômica brasileira", conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Esta matéria foi atualizada às 23h10 de 30 de setembro de 2021.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Visitantes conheceram sede em Chapecó e a fazenda experimental em Guatambu
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h