Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

21/05/2021-23h04

Udesc participa de homenagem da ACL em memória do reitor João Nicolau Carvalho

 
Entre realizações de Carvalho à frente da Udesc, está a obra do Campus I no Bairro Itacorubi - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) prestigiou a cerimônia feita nesta quinta-feira, 20, pela Academia Catarinense de Letras (ACL) em homenagem póstuma ao professor João Nicolau Carvalho, que foi reitor entre 1976 e 1979 e faleceu em 22 de março deste ano devido a complicações provocadas por Covid-19.

O atual reitor da Udesc, Dilmar Baretta, participou do evento online, assim como integrantes da ACL e familiares e amigos de Carvalho, que também foi escritor e membro da academia, onde era titular da cadeira 9, cujo patrono é Feliciano Nunes Pires. Confira o vídeo.

"São muitos feitos deste homem que tanto honrou a universidade, tanto honrou esta academia e tanto orgulhou os catarinenses", destacou Baretta no seu discurso. "O professor João Nicolau Carvalho estará eternizado por suas obras onde passou e merece todas as nossas homenagens e lembranças."

Carvalho foi professor da Udesc entre a década de 1970 e 2016, tendo atuado no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e coordenado o Museu da Escola Catarinense (Mesc) de 2008 a 2012.

O docente era bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de licenciado em Comunicação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Também foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (SED); presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC); presidente da Comissão de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC); e secretário de Estado da Cultura, Esporte e Turismo.


Inúmeras realizações pela universidade

No seu mandato como reitor, a universidade construiu o campus no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, ampliou os centros de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, e investiu em novos espaços, como bibliotecas e laboratórios.

Além disso, houve uma série de avanços na graduação, com os reconhecimentos dos seguintes cursos: Estudos Sociais, que depois foi transformado nos cursos de História e de Geografia; Educação Artística, com habilitações em Artes Plásticas, Música e Desenho; Biblioteconomia; Engenharia Elétrica; Engenharia Operacional; Medicina Veterinária; e Educação Física. Também foram iniciadas as atividades do curso de Agronomia e a elaboração do curso de Engenharia Civil.

No mandato de Carvalho, foi remetido, para o então Conselho Federal de Educação (CFE), o processo de reconhecimento da própria universidade, já com o parecer favorável da consultoria jurídica do Ministério da Educação (MEC), e foi implantado um sistema com bolsas de estudo, bolsa-alimentação e bolsa-trabalho ampliado para os alunos. Sua gestão também deu ênfase à integração do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos diretórios acadêmicos.

Na parte cultural, o Coral da Udesc viajou pelo País, apresentando composições de catarinenses como Edino Krieger, Osvaldo Ferreira de Mello, um dos fundadores da Udesc, e de outros compositores catarinenses; o Grupo de Expressão Corporal percorreu o Estado; e a Editora Udesc ganhou destaque nacional.

Saiba mais sobre o mandato do reitor João Nicolau Carvalho no artigo "Primeira universidade multicampi", na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses". Acesse o artigo, disponível na página 55.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor João Nicolau Carvalho
  • Atual reitor da Udesc, Dilmar Baretta
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h