Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2021-19h22

Udesc presta atendimento fisioterapêutico para pacientes com síndrome pós-Covid

Clínica Escola de Fisioterapia, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, realiza os atendimentos - Foto: Divulg.
Pacientes com síndrome pós-Covid-19 estão recebendo atendimento fisioterapêutico gratuito na Clínica Escola de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.  

Os pacientes atendidos são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em alguns casos, selecionados por meio do projeto de extensão "Atenção a saúde do paciente pós-Covid-19", coordenado pela professora Elaine Paulin. Interessados em solicitar atendimento podem entrar em contato pelo e-mail covid.cefid@udesc.br ou pelo telefone da clínica: (48) 3664-8610.

Segundo a chefe do Departamento de Fisioterapia, Anelise Sonza, "a Udesc Cefid possui um dos cursos de Fisioterapia mais conceituados do Brasil e, como parte de nosso compromisso com a sociedade catarinense, criamos um ambulatório exclusivo para pacientes com síndrome pós-Covid-19, com atendimento presencial na Clínica Escola de Fisioterapia".

Sequelas variadas

Anelise explica que a síndrome representa um conjunto de sequelas variadas, que podem ser motoras, neurológicas e cognitivas, cardíacas, pulmonares, renais e metabólicas, em pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2.

"Observada em pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19, essa síndrome tende a se tornar um desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo, pela quantidade de pacientes infectados pela doença e por sua duração, pois pode persistir por mais de três meses após o diagnóstico. Os acometimentos são variados e em graus diversificados", esclarece a professora.

Segundo a docente, os atendimentos começaram a ser realizados em 2020, de forma remota, por professores dos estágios em Fisioterapia Cardiorrespiratória, "ainda no auge da pandemia, sem a presença de vacinas e com pouco conhecimento da doença".

Segurança

A partir deste mês, os atendimentos foram ampliados com a retomada das atividades presenciais na Clínica Escola de Fisioterapia, que foi adaptada às condições sanitárias vigentes durante a pandemia. Os pacientes são tratados por estudantes estagiários do último ano do curso de Fisioterapia, supervisionados por professores doutores, especialistas na área.

Fechada por mais de um ano em virtude da pandemia de Covid-19, a clínica retomou as atividades presenciais após passar por uma reforma estrutural que aumentou a capacidade e aprimorou as condições de atendimento no local. 

Segundo os responsáveis pela clínica, todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a saúde dos usuários e colaboradores do local, mediante a adoção do Plano de Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail covid.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atendimentos ocorrem na Clínica Escola de Fisioterapia, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h