Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2021-20h58

Udesc promove campanha com orientações de retorno seguro às atividades presenciais

Campanha Reforço Seguro divulga orientações de maneira didática e de fácil leitura - Arte: Divulgação
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora do cenário epidemiológico em Santa Catarina estão permitindo o retorno gradual das atividades presenciais nos centros de ensino e na Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dentro dos critérios da legislação estadual, das versões do Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (Plancon) aprovadas pelos municípios e das normas da universidade.

Diante desse novo cenário, o Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu) lançou a campanha Retorno Seguro na Udesc, com materiais informativos que reforçam as orientações de segurança e higiene relacionadas ao combate à pandemia de Covid-19. Acesse o material.

O conteúdo foi elaborado pela enfermeira Valdirene Barros de Ávila, que atua no Saisu, com ilustrações dos estudantes bolsistas de extensão Aaron Yuri Lopes Soares e Paula Delfino Martins.

As orientações são baseadas, dentre outras fontes de informação, na portaria do Governo do Estado que estabelece protocolos de segurança sanitária para atividades relacionadas à educação – o mesmo utilizado para elaboração do Guia de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc.

O material da campanha destaca que, com o retorno às atividades presenciais, "é necessário preparar alunos, professores, técnicos, gestores, famílias e comunidade em geral para novas práticas a partir das perspectivas científicas sobre os cuidados de prevenção, promoção e reabilitação em saúde".

O conteúdo tem duas partes: a primeira traz informações das comissões (central e setoriais) de monitoramento da Covid-19 na Udesc e medidas gerais de segurança para professores, acadêmicos e técnicos, além de reforçar a importância da vacinação e da continuidade do uso de máscaras mesmo depois da imunização.

Peças gráficas

A segunda parte do material traz 32 peças gráficas que visam auxiliar na divulgação de informações sobre o tema na universidade, de maneira didática e de fácil leitura. Valdirene ressalta que a pandemia exige de todos atitudes responsáveis na adoção de medidas para conter os avanços do vírus.

"Precisamos focar no que de bom podemos tirar de tudo isso e lembrar que se trata de um momento, uma fase. E como toda fase difícil, devemos focar não no problema, mas na solução, nas estratégias positivas que podemos utilizar para que possamos enfrentar o problema da melhor maneira possível, afinal tudo vai passar", afirma.

A Comissão Central de Monitoramento e o Grupo de Trabalho Saúde da Udesc também estão finalizando a terceira edição do Guia de Controle e Prevenção da Covid-19, que deve ser lançado na próxima semana, com novas atualizações.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br.

Universidade não parou

A Udesc ressalta que não parou suas atividades em momento algum da pandemia e também não perdeu semestre de aulas de graduação e pós-graduação, transferidas temporariamente para o modelo não presencial no ano passado.

Além disso, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos programas de pós-graduação e na iniciação científica de toda a instituição ocorrem normalmente desde o início da pandemia, bem como os projetos de ensino e de extensão e as atividades de gestão.

Retorno presencial gradual de alunos e servidores

O próximo semestre letivo da graduação, que iniciará na segunda-feira, 27, terá a retomada gradual de aulas presenciais em vários centros da universidade, conforme o planejamento realizado por cada unidade.

Já os técnicos da Udesc começaram a voltar gradualmente no fim de julho, com base na Instrução Normativa nº 005/2021, da Pró-Reitoria de Administração da Udesc (Proad), e devem retornar integralmente ao trabalho presencial após 28 dias da aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina.

Diretrizes de segurança sanitária

As versões do Plancon feitas na universidade orientam o retorno presencial de forma gradual das atividades de ensino, pesquisa, extensão e de administração dos centros e da Reitoria considerando a infraestrutura e as particularidades, como insumos, recursos humanos e público atendido.

Além disso, é preciso seguir, no caso da graduação, as resoluções nº 050/2020 e nº 019/2021 do Conselho Universitário (Consuni) e, em relação à pós-graduação, a Resolução nº 019/2020 do Consuni, bem como as diretrizes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), disponíveis na página do setor.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Campanha Reforço Seguro na Udesc divulga orientações de maneira didática e de fácil leitura
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h